Mostrar registro simples

dc.creatorKoltermann, Liana Estela Merladete de Souza Pozeczek
dc.date.accessioned2024-06-10T13:57:10Z
dc.date.available2024-06-10T13:57:10Z
dc.date.issued2024-03-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32005
dc.description.abstractThe present research focuses on communication and education, more specifically in educational technology organizations as emerging organizational contexts, and is delimited in the coevolution of its organizational actors. The central inquiry is framed as follows: "how are communication and education strategically appropriate in organizational contexts platformed with emerging educational technologies?" The rationale for this investigation stems from the proliferation of online course platforms, the establishment and expansion of entities identified as educational technology organizations, and the ensuing coevolution involving key stakeholders, namely educators, students, and platforms. The general objective is to analyze the strategic appropriation of communication and education in emerging and platformed organizational contexts of educational technology.Specific objectives encompass: (I) Assessing the influence of Society 5.0 on communication strategies employed by educational organizations operating within digital platforms; (II) Investigating the process of platformization within educational technology organizations; (III) Characterizing the media landscape in which technological organizations are embedded; and ultimately, (IV) Analyzing the relationships and expectations of organizational actors within platforms as distinct organizational entities. The research employs a Multiple Case Study design, incorporating surveys and observational methods. In a significant convergence of communication, education, and technology, the manifestation of the efficacy of online course platforms unveils authentic instructional ecosystems as novel organizational structures. These structures not only prompt a reconsideration and reconstruction of educational landscapes but also reshape organizational communication itself. The latter undergoes a transformation, functioning in tandem with coevolving media paradigms.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectOrganizações de tecnologia educacionalpor
dc.subjectPlataformizaçãopor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational technology organizationseng
dc.subjectPlatformizationeng
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.titleEstratégias de comunicação em cenários de plataformização da educação no atual ecossistema midiáticopor
dc.title.alternativeCommunication strategies in the context of platformization in the current media ecosystem of educationeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema comunicação e educação, mais especificamente em organizações de tecnologia educacional enquanto contextos organizacionais emergentes, e é delimitada na coevolução de seus atores organizacionais. A questão problematizada é “como a comunicação e a educação são apropriadas estrategicamente em contextos organizacionais plataformizados de tecnologias educacionais emergentes?”. A justificativa de sua execução é o desenvolvimento de plataformas de cursos online, surgimento e crescimento de organizações ditas de tecnologia educacional e a consequente coevolução de seus atores, nesta entendidos como professores, alunos e plataformas. O objetivo geral é analisar a apropriação estratégica da comunicação e da educação em contextos organizacionais emergentes e plataformizados de tecnologia educacional. Os objetivos específicos perpassam por: (I) identificar como a sociedade 5.0 influencia as estratégias de comunicação utilizadas pelas organizações educacionais que atuam em plataformas digitais; (II) conhecer o processo de plataformização de organizações de tecnologia educacional; (III) descrever a ambiência midiática na qual as organizações tecnológicas estão imersas e; por fim, (IV) analisar relações e expectativas dos atores organizacionais das plataformas enquanto organizações. A investigação tem como objeto empírico três cenários, a partir de três organizações, todas globais, com atuação nacional – no recorte dos enquadramentos empresa de tecnologia educacional; plataforma EaD e; plataforma de criadores de conteúdo. Utiliza-se um Estudo de Casos Múltiplos; sondagem e observação. Numa comunhão entre comunicação, educação e tecnologia, a manifestação da potência de plataformas de cursos online desnuda verdadeiros ecossistemas instrucionais enquanto novos arranjos organizacionais, os quais acometem não só o (re)pensar e o (re)fazer de âmbitos de ensino e aprendizagem, mas da própria comunicação organizacional, que passa (ou funciona) por padrões midiáticos coevolutivos.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717por
dc.contributor.referee1Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.referee2Carvalho, Luciana Menezes
dc.contributor.referee3Belochio, Vívian de Carvalho
dc.contributor.referee4Ghisleni, Taís Steffenello
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907419723431558por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International