Problem-based learning para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva no ensino de Física
View/ Open
Date
2024-03-18Primeiro coorientador
Pastorio, Dioni Paulo
Primeiro membro da banca
Araujo, Ives Solano
Segundo membro da banca
José, Wagner Duarte
Metadata
Show full item recordAbstract
A pesquisa desenvolvida nesta dissertação é centrada na investigação da estruturação e na avaliação de um conjunto de Atividades Didáticas de Física elaboradas para uma disciplina de Física introdutória no curso de graduação em Engenharia Química. Estas atividades são estruturadas com base nos pressupostos da metodologia ativa Problem-Based Learning e na perspectiva da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, objetivando o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva por estudantes do ensino superior. Para isso, realiza-se, inicialmente, uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Problem-Based Learning, situando as publicações que envolvem sua implementação no Ensino de Física e Educação em Ciências. Também é realizado o aprofundamento teórico acerca da referida metodologia, bem como da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Para a integração teórica-metodológica pretendida, desenvolve-se a ferramenta estruturadora chamada de Questões de Assistência à Aprendizagem. Através dessa ferramenta, é elaborado um conjunto de Atividades Didáticas de Física que envolvem os conteúdos referentes à lei de Hooke, Energia, Trabalho, Momento Linear e Colisões, no âmbito da Mecânica Clássica. Para a avaliação de resultados da pesquisa, utiliza-se de três dimensões de análise: os objetivos de aprendizagem, os objetivos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e as percepções dos estudantes. As conclusões revelam uma ampliação dos aspectos conceituais, indicando sua flexibilização e adaptação contextual; além disso, fornecem indícios da efetivação de travessias temáticas através do reconhecimento e aplicação de diferentes temas em diferentes contextos, elementos esses que apontam para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva.
Collections
The following license files are associated with this item: