Mostrar registro simples

dc.creatorThesing, Neandro Vieira
dc.date.accessioned2024-06-13T12:17:35Z
dc.date.available2024-06-13T12:17:35Z
dc.date.issued2024-04-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32029
dc.description.abstractThis thesis addresses the concept of regionalism and writers from Rio Grande do Sul linked to this literary tradition. Three authors who produced in the 1910s and 1920s will be discussed, focusing the analysis on the works seen as their main productions: Alcides Maya, Ruínas vivas (1910); João Simões Lopes Neto, Contos gauchescos (1912) and Lendas do sul (1913); and Roque Callage, Terra gaúcha (1914). The authors will be analyzed taking into account the relationship of works and authors with the modernization process and the temporal relationships contained, using the concept of nostalgia for this. The thesis is organized into two parts. The first part is divided into two chapters, one that seeks to contextualize the debates involving the concept of regionalism in the definition of the nation, the second that addresses the concept as a discussion in literary criticism. In the second part, the three authors, the intellectual context and their corpus will be analyzed based on theoretical-methodological assumptions. Finally, it was concluded that the works of regionalism participate in the disputes over the definition of the space of experience and horizon of expectation of Rio Grande do Sul society in the period. The works of regionalisms, a plural phenomenon, indicate responses to long-term problems in the national intellectual debate, also relating to specific contexts of acceleration in the pace of modernizing transformations, and can be seen as a non-subjection to the process of modernization and defense of changes social reformists, not conservatives. Although close, each author created their own version of Gaucho regionalism, with particularities, largely due to the character of the reflective nostalgia present in their productions, in addition to common traits, such as the presence of violence and the character of the historical subjects narrated. The research is linked to the "Border, Politics and Society" Research Line of the Postgraduate Program in History at the Federal University of Santa Maria (UFSM).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRegionalismo gaúchopor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectNostalgiapor
dc.subjectRio Grande do Sulpor
dc.subjectGaucho regionalismeng
dc.subjectModernityeng
dc.titleMal-estar na província: modernidade e nostalgia na literatura regionalista de Alcides Maya, J. Simões Lopes Neto e Roque Callagepor
dc.title.alternativeUneasiness in the province: modernity and nostalgia in the regionalist literatura of Alcides Maya, J. Simões Lopes Neto and Roque Callageeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente tese aborda o conceito de regionalismo e literatos sul-rio-grandenses vinculados a essa tradição literária. Serão abordados três autores que produziram na década de 1910 e 1920, focalizando a análise nas obras vistas como suas principais produções: Alcides Maya, Ruínas vivas (1910); João Simões Lopes Neto, Contos gauchescos (1912) e Lendas do sul (1913); e Roque Callage, Terra gaúcha (1914). Os autores serão analisados levando-se em consideração a relação das obras e autores com o processo de modernização e as relações temporais contidas, utilizando para isso o conceito de nostalgia. A tese está organizada em duas partes. A primeira parte é dividida em dois capítulos, um que procura contextualizar os debates envolvendo o conceito de regionalismo na definição da nação, o segundo que aborda o conceito enquanto discussão na crítica literária. Na segunda parte serão analisados os três autores, o contexto intelectual e seu corpus a partir dos pressupostos teórico-metodológicos. Por fim, concluiu-se que as obras do regionalismo participam das disputas sobre a definição do espaço de experiência e horizonte de expectativa da sociedade sul-rio-grandense no período. As obras dos regionalismos, fenômeno plural, indicam respostas a problemas de longa duração no debate intelectual nacional, relacionando-se também a contextos determinados de aceleração no ritmo de transformações modernizadoras, podendo ser vistas como uma não sujeição ao processo de modernização e defesa de mudanças sociais reformistas, não conservadoras. Embora próximos, cada autor criou uma versão própria para o regionalismo gaúcho, com particularidades, muito pelo caráter da nostalgia reflexiva presente em suas produções, além de traços comuns, como a presença da violência e o caráter dos sujeitos históricos narrados. A pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa "Fronteira, Política e Sociedade" do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).por
dc.contributor.advisor1Armani, Carlos Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3735821554238929por
dc.contributor.referee1Pelinser, André Tessaro
dc.contributor.referee2Remedi, José Martinho Rodrigues
dc.contributor.referee3Murari, Luciana
dc.contributor.referee4Santos, Pedro Brum
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7922207971381783por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International