Cuidados de enfermagem para crianças pós transplante de células tronco hematopoiéticas durante a internação hospitalar: revisão integrativa
Resumo
Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem prestados à criança pós Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) na internação hospitalar. Método: revisão integrativa da literatura, realizada no mês de janeiro de 2024, nas fontes de dados Biblioteca Virtual de Saúde e Scopus, os estudos foram detalhados pelo uso do fluxograma Prisma e como critério de inclusão foram selecionados artigos primários que responderam à questão de pesquisa nos idiomas português, inglês e espanhol, com recorte temporal de 2014 a 2024, contendo como público crianças de zero a doze anos. Resultados: foram encontrados 5191 os quais após aplicação de filtros e análise criteriosa resultaram em 13 artigos que foram submetidos ao sistema de classificação proposto por Melnyk, Fineout- Overhoult, seguidos da distribuição dos cuidados encontrados em quadros conforme as dimensões a seguir: O cuidado de enfermagem à criança hospitalizada pós transplante na dimensão psicobiológica; O cuidado de enfermagem à criança hospitalizada pós transplante na dimensão, psicossocial e, O cuidado de enfermagem à criança hospitalizada pós transplante na dimensão dimensão psicoespiritual. Na dimensão psicobiológica emergiram os cuidados com a doença do enxerto contra hospedeiro, e cuidados de rotina. Na dimensão psicossocial os cuidados voltam-se a escuta qualificada, participação em atividades lúdicas, educação em saúde, incentivo à presença da família no tratamento e o trabalho em conjunto com equipe multiprofissional. Enquanto que na dimensão psicoespiritual os cuidados voltam-se a comunicação clara e amorosa, uso de recursos lúdicos para alívio da tensão, respeito a religiosidade e apoio às crenças. Conclusão: Evidenciou-se que cuidar no transplante de células tronco hematopoiéticas em pediatria não se resume somente a dimensão psicobiológica, devendo abarcar as dimensões psicossociais e psicoespirituais, em uma perspectiva multidimensional do saber, do fazer e do cuidar.
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