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A gestão escolar democrática e os desafios da escola básica nas comunidades em situação de vulnerabilidade social

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TCC de Especialização (395.1Kb)
Data
2012-02-09
Autor
Machado, Dirlane Pachedo
Metadata
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Resumo
Esta pesquisa foi construída a partir de inquietações e percepções vivenciadas durante a trajetória de formação acadêmica ao observar modelos de gestão em escolas públicas da cidade de Santa Maria - RS. Pensar no cotidiano escolar e vislumbrar a possibilidade de uma Gestão Democrática nos remete a todas as questões que envolvem este processo. As relações estabelecidas entre os sujeitos envolvidos no ambiente escolar (gestor, professores, alunos, famílias e comunidade) são permeadas por diversos aspectos, incluindo-se as políticas educacionais que estabelecem padrões a serem atendidos pela escola, frequentemente sem propiciar a estrutura necessária para que os profissionais da educação tenham condições de efetivar suas práticas pedagógicas de forma a atender ao direito básico de educação garantido pela Constituição Federal. Para compreender o papel social do gestor educacional na função de direção ou supervisão no período compreendido entre 1980 e 2010, buscou-se, através das memórias de duas professoras que exerceram a função de direção e supervisão no referido período, verificar em que medida seu trabalho foi afetado pelas políticas públicas e ações governamentais levando-se em conta a autonomia da escola e sua responsabilidade social frente às comunidades em situação de vulnerabilidade social. O trabalho está dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo é um breve histórico das políticas educacionais no Brasil, o segundo traz conceitos básicos do termo administração escolar, o terceiro capítulo fala da metodologia usada na pesquisa e o quarto capítulo traz as vivências e a trajetória profissional das professoras colaboradoras. As observações em questão recaem mais especificamente sobre sua formação, como se reconhecem exercendo suas funções, como construíram suas concepções e qual a relevância atribuída ao seu trabalho pela comunidade na qual a escola que atuaram está inserida.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/320
Coleções
  • Gestão Educacional [298]

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