Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Gustavo Medeiros da
dc.date.accessioned2024-07-01T15:17:24Z
dc.date.available2024-07-01T15:17:24Z
dc.date.issued2024-04-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32112
dc.description.abstractThis master's thesis aims to carry out a literature review of published articles, dissertations and theses in the area of Physics teaching in order to understand how the area of Physics Teaching and Physics teachers have approached Laws 10.639/03 and 11.645/08 in its various levels of activity. It begins with a brief historical summary about the origins of Law 10,639/03, covering the struggles of black movements until the promulgation of the law, its impacts and the observation of decolonial concepts necessary to understand the importance of this work. Specific objectives were outlined to direct the research. First, a Systematic Literature Review was carried out in the best-rated South American journals, covering Physics teaching and the aforementioned laws, to identify the current state of academic research. Furthermore, a Systematic Literature Review was carried out in Theses and Dissertations in three academic Postgraduate Programs in Physics Teaching, aiming to understand how these laws are being discussed and applied in academia. Finally, we investigated, through a questionnaire carried out with Physics teachers, about teaching practices and the opinions of Physics teachers in relation to the mandatory and integration of Afro-Brazilian history and culture, of indigenous peoples and Africans in their pedagogical practices in the Physics discipline. The data obtained revealed a complex panorama. Despite some specific initiatives, it is considered that advances in the recognition and inclusion of Afro-Brazilian history and culture, indigenous peoples and African peoples in Physics teaching are timid and concentrated among a few researchers. Regarding those interviewed, most teachers were aware of the legislation, however, without strong general practices. Therefore, it appears that there is still a long decolonial way to go before the inclusion of these topics becomes a consistent and significant practice in Physics teaching. The results point to the need for additional resources, teacher training, decolonial reflections and practical guidelines, so that we can actually have activities and discussions about laws 10.639/03 and 11.645/08 in search of human, multicultural and decolonial Physics teaching .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLei 10,639/03por
dc.subjectLei 11,645/08por
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectProfessores de físicapor
dc.subjectLaw 10,639/03eng
dc.subjectLaw 11,645/08eng
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.subjectPhysics teacherseng
dc.titleOs 20 anos da Lei 10.639/2003: uma análise acerca da (in)existência de práticas de valorização da história e cultura afro-brasileira no ensino de físicapor
dc.title.alternativeThe 20 years of Law 10/639/2003: an analysis of the (in)existence of practices for valueing afro-brazilian history and culture in physics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado objetiva realizar uma revisão de literatura em publicações de artigos, dissertações e teses da área de Ensino de Física a fim de compreender como a área de Ensino de Física e os professores e professoras de Física têm abordado as Leis 10.639/03 e 11.645/08 em seus diversos níveis de atuação. Inicia-se com um breve resumo histórico acerca das origens da Lei 10.639/03, perpassando as lutas dos movimentos negros até a promulgação da lei, seus impactos e a observação de conceitos decoloniais necessários para a compreensão da importância deste trabalho. Os objetivos específicos foram delineados para direcionar a pesquisa. Primeiro, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura nos periódicos sul-americanos de melhor avaliação, abrangendo o Ensino de Física e as mencionadas leis, para identificar o estado atual da pesquisa acadêmica. Além disso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura em Teses e Dissertações em três Programas de Pós-Graduação acadêmicos em Ensino de Física, visando entender como estas leis estão sendo discutidas e aplicadas na academia. Por fim, investigou-se, através de um questionário realizado com professores e professoras de Física, acerca das práticas docentes e as opiniões de professores de Física em relação à obrigatoriedade e integração de história e cultura afro-brasileira, dos povos originários e dos povos africanos em suas práticas pedagógicas na disciplina de Física. Os dados obtidos revelaram um panorama complexo. Apesar de algumas iniciativas pontuais, considera-se que os avanços no reconhecimento e na inclusão da história e cultura afro-brasileira, dos povos originários e dos povos africanos no Ensino de Física é tímida e concentrada em poucos pesquisadores. Acerca dos entrevistados, a maioria dos professores estava ciente da legislação, no entanto, sem práticas gerais contundentes. Portanto, constata-se que há ainda um longo caminho decolonial a percorrer para que a inclusão desses tópicos se torne uma prática consistente e significativa no ensino em Física. Os resultados apontam para a necessidade de recursos adicionais, formação de professores, reflexões decoloniais e orientações práticas, para que de fato tenhamos atividades e discussões acerca das leis 10.639/03 e 11.645/08 em busca de um Ensino de Física humano, multicultural e decolonial.por
dc.contributor.advisor1Pastorio, Dioni Paulo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823646075456872por
dc.contributor.referee1Brito, Alan Alves
dc.contributor.referee2Roso, Caetano Castro
dc.contributor.referee3Vidmar, Muryel Pyetro
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427119352537669por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International