Mostrar registro simples

dc.creatorHenn, Gilda Maria Schirmann
dc.date.accessioned2024-07-03T19:27:45Z
dc.date.available2024-07-03T19:27:45Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32144
dc.description.abstractThis dissertation was carried out during the Master's Degree in Education in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria (UFSM), as part of the Special Education, Inclusion and Difference Research Line (LP3), and associated with the Difference, Education and Culture Research Group (DEC)/CNPq. The main aim of the study is to problematize the perceptions of people with disabilities when analyzing the rights acquired by the socio-political movements that began in the 1980s in Brazil, in relation to their everyday experience. Theoretically, the research is aligned with post-critical conceptions in Education and, for its analytical approach, adopts the notions of biopolitics and resistance proposed by philosopher Michel Foucault. These concepts allow for a connection between listening to the participants and the analysis of materiality, which was developed using Conversation as a methodology. The choice of this methodology demonstrates the intention to include the narratives of people with disabilities in the body of the work and, through them, to explore three possible lines of analysis: the guarantee of rights because of the social and political movements of people with disabilities, the conquest of rights as a means of state control and management of their lives, and the various forms of existence and (re)existence that arise from the conquest of these rights. From listening to the subjects, it was possible to see that their presence in the various spaces they occupy is not only a transgression, but also a (re)existence. This knowledge must be based on careful listening and observation of others, recognizing their uniqueness and differenceseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectBiopolíticapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectSocial movementseng
dc.subjectPersons with disabilitieseng
dc.subjectRightseng
dc.subjectBiopoliticseng
dc.subjectResistanceeng
dc.titleMovimentos sociais e políticos das pessoas com deficiência: uma escuta das práticas de (re)existênciapor
dc.title.alternativeSocial and political movements of people with disabilities: listening to practices of (re)existenceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação foi realizada durante o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença (LP3), e associada ao Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura (DEC)/CNPq. O estudo tem como objetivo central problematizar as percepções das pessoas com deficiência ao analisarem os direitos adquiridos pelos movimentos sociopolíticos, iniciados na década de 80 no Brasil, em relação à sua experiência cotidiana. Teoricamente, a pesquisa se alinha com as concepções pós-críticas em Educação e, para sua abordagem analítica, adota as noções de biopolítica e resistência propostas pelo filósofo Michel Foucault. Tais conceitos permitem conexão entre a escuta dos sujeitos participantes e a análise da materialidade, que foi desenvolvida a partir da Conversa como metodologia. A opção por esta metodologia demonstra a intenção de incluir no corpo do trabalho as narrativas dos sujeitos com deficiência e, por meio delas, explorar três possíveis linhas de análise: a garantia de direitos como resultado dos movimentos sociais e políticos das pessoas com deficiência, a conquista de direitos como meio de controle estatal e condução de suas vidas, e as diversas formas de existência e (re)existência que surgem a partir da conquista desses direitos. A partir da escuta dos sujeitos, foi possível perceber que suas presenças nos diversos espaços ocupados, além de uma transgressão à normalidade estabelecida, impulsionam a necessidade de desenvolvimento de novos conhecimentos. Tais conhecimentos devem ser baseados na escuta e na observação cuidadosa do outro, reconhecendo sua singularidade e diferença.por
dc.contributor.advisor1Menezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5996369654576945por
dc.contributor.referee1Frohlich, Raquel
dc.contributor.referee2Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9252222016166592por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International