dc.creator | Severo, Mauri de Abreu | |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T19:41:42Z | |
dc.date.available | 2024-07-03T19:41:42Z | |
dc.date.issued | 2023-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32145 | |
dc.description.abstract | This dissertation is about the places and non-places of the masculine in school and society,
considering discourses of masculinity and how we are able to operate a sex/gender system. That
said, we asked ourselves: how are the bodies of male/male teachers in early childhood education
agenciized and interdicted in order to produce discursive machineries of gender norms? Thus,
with the aim of understanding how the bodies of male/male teachers in early childhood
education are agencied and interdicted in order to produce gender-norm discursive machineries,
we have the following specific objectives: Recognize teacher narratives about the agency and
interdiction of male/male teachers' bodies in early childhood education; Discuss the positions
that male/male teachers are invited to occupy in the space of early childhood education; and
Understand how the narrative of "ideology of [a] gender" produces discursive machineries in
school that yearn to institute a gender-norm. To this end, we flirted with a sociopoetic and
autobiographical approach to research, with analytics as a backdrop, which allows us to see
research as a poetic event and also as one that is capable of manifesting itself through other
possible paths and questions. In addition, research data is produced from the narration of what
is lived and experienced by male teachers in early childhood education. With this, we propose
as units of analysis 'authorized masculinity', 'effeminate masculinity' and 'disobedient
masculinity', which reverberate power-discourses of the established machineries and
discussions. We understand the possible agency and interdiction of teachers' bodies, which are
traversed by normative discourses that, at the same time, demand professional performance and
a perception of discomfort and/or non-place in that space, in such a way as to reinforce the
"ideology" of a gender and the institution of gender-standard discursive machineries. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Masculinidade | por |
dc.subject | Infâncias | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Gênero-norma | por |
dc.subject | Masculinity | eng |
dc.subject | Childhoods | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Speech | eng |
dc.subject | Gender-norm | eng |
dc.title | O que incomoda do masculino? O professor de infâncias e as maquinarias discursivas de gênero-norma | por |
dc.title.alternative | What bothers you about the masculine? The teacher of childhood and the genre-norm discursive machinery | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação versa sobre os lugares e não-lugares do masculino na escola e na sociedade,
considerando discursos de masculinidade e do modo como somos capazes de operar um sistema
de sexo/gênero. Isto posto, nos questionamos: como corpos de professores homens/masculinos
na educação infantil são agenciados e interditados, de modo a se produzir maquinarias
discursivas de gênero-norma? Assim, com o objetivo de compreender como corpos de
professores homens/masculinos na educação infantil são agenciados e interditados, de modo a
se produzir maquinarias discursivas de gênero-norma, tem-se como objetivos específicos:
Reconhecer narrativas docentes acerca dos agenciamentos e interdições de corpos dos
professores homens/masculinos na educação infantil; Discutir as posições que professores
homens/masculinos são convidados a ocupar no espaço da educação das infâncias; e
Compreender como a narrativa de “ideologia de [um] gênero” produz maquinarias discursivas
na escola que anseiam instituir um gênero-norma. Para tanto, flertamos com uma abordagem
sociopoética e autobiográfica de pesquisa, tendo como pano de fundo a analética, as quais nos
permitem imprimir a pesquisa como um acontecimento poético e, também, como aquela capaz
de manifestar-se por outros percursos e perguntas possíveis. Ademais, produzem-se dados de
pesquisa a partir da narração do vivido e experienciado por professores homens/masculinos da
educação infantil. Com isso, propomos como unidades de análise a ‘masculinidade autorizada’,
a ‘masculinidade afeminada’ e a ‘masculinidade desobediente’, as quais reverberam discursospotência das maquinarias e discussões estabelecidas. Compreendemos possíveis agenciamentos
e interdições dos corpos dos professores, os quais são atravessados por discursos normativos
que, ao mesmo tempo, exige uma atuação profissional e uma percepção de incômodo e/ou nãolugar naquele espaço, de maneira a reforçarmos a “ideologia” de um gênero e a instituição de
maquinarias discursivas de gênero-norma. | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Joacir Marques da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4415592608164551 | por |
dc.contributor.referee1 | Kehler, Gabriel dos Santos | |
dc.contributor.referee2 | Costa, Benhur Pinós da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1674981982871061 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |