dc.creator | Noal, Gabriela Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T21:05:49Z | |
dc.date.available | 2024-07-03T21:05:49Z | |
dc.date.issued | 2024-04-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32148 | |
dc.description.abstract | This dissertation examines Environmental Education (EE) from a “critical-innovative”
perspective, with the aim of transforming the educational sphere and the participating subjects
to enable them to act in society in an ecological, civic, and emancipatory manner. The
objective of this study was to analyze how a pedagogical intervention can facilitate and
promote the integration of “critical-innovative” EE in primary education. To achieve this
goal, the methodology was divided into two parts: a literature review of publications related to
EE in the early years, and a pedagogical intervention research project conducted with a
teacher and her third-grade students at a public school in Santa Maria, RS. The literature
review covered publications from 2012 to 2022 and yielded seven relevant articles, which
were categorized as follows: Teacher training in EE and Reports of Experiences in EE are
analyzed using the ATLAS.ti software. The analysis is based on the Thematic Analysis
between the indicators of pedagogical innovation and the categories created. As a second step,
linked to pedagogical intervention research, we investigated the environmental perceptions of
the teacher responsible for the class of students who participated in the research. This was
based on the analysis of a fanzine prepared on the subject and analyzed in the light of DataBased Theory. The text is already well-written and adheres to the desired characteristics. No
changes are necessary. Regarding the intervention methodology, it provided “criticalinnovative” EE for both the teacher and students in the participating class through creative
and engaging activities. These activities helped to re-signify the school environment and
foster a sense of environmental belonging. Additionally, this dissertation discusses the
creation of student-produced fanzines resulting from the pedagogical intervention. The
children created a total of 22 fanzines, and the process respected their autonomy and freedom
of expression, giving them a leading role during the intervention. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pertencimento ambiental | por |
dc.subject | Inovação pedagógica | por |
dc.subject | Letramento científico | por |
dc.subject | Protagonismo | por |
dc.subject | Environmental belonging | eng |
dc.subject | Pedagogical innovation | eng |
dc.subject | Scientific literacy | eng |
dc.subject | Protagonism | por |
dc.title | Educação ambiental “crítica-inovadora” no 3º ano do Ensino Fundamental: uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica | por |
dc.title.alternative | "Critical-innovative” environmental education in the 3ºyear of elementary school: a pedagogical intervention research-type | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação aborda a Educação Ambiental (EA) na perspectiva “críticainovadora”, visando transformações no âmbito educacional e nos sujeitos participantes para
atuarem na sociedade de forma ecológica, cidadã e emancipatória. Teve como objetivo
analisar como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica pode mediar e promover a
inserção da EA “crítica-inovadora” Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, seu
percurso metodológico foi dividido em um mapeamento de publicações relacionadas à EA
nos anos iniciais, e uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica desenvolvida com a docente
e seus discentes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de
Santa Maria/RS. Por intermédio do mapeamento de publicações relacionadas à EA nos anos
iniciais, delimitado entre os anos de 2012 a 2022, foram encontradas sete publicações,
divididas em duas categorias: Formação de professores em EA e Relatos de Experiências em
EA, com relações criadas no software ATLAS.ti, a partir da Análise Temática entre os
indicadores de inovação pedagógica e as categorias criadas. Em um segundo momento, já
atrelada à pesquisa de intervenção pedagógica, investigou-se as percepções ambientais da
pedagoga responsável pela turma de estudantes que se tornaram sujeitos participantes da
pesquisa, a partir da narrativa de um fanzine elaborado sobre a temática e analisado à luz da
Teoria Fundamentada nos Dados. Pode-se inferir que a professora possui uma percepção
crítica da temática, mas a inserção da EA em práticas do cotidiano escolar é reduzida,
principalmente nos anos iniciais, o que resulta em uma fragilidade no ensino da temática. Em
relação à metodologia interventiva, pode-se afirmar que a pesquisa do tipo intervenção
pedagógica mediou e proveu a EA “crítica-inovadora” para a docente e aos discentes da turma
participante, através de atividades criativas e inovadoras que envolveram os sujeitos de forma
ativa, ressignificando o ambiente escolar e desenvolvendo o sentimento de pertencimento
ambiental. Além disso, essa dissertação descreveu a elaboração de fanzines construídos pelos
estudantes a partir da intervenção pedagógica. Ao todo foram 22 fanzines criados pelas
crianças, observando que este processo respeitou a autonomia da criança e a liberdade de
expressão, e consequentemente, proporcionou protagonismo dos estudantes durante a
intervenção. | por |
dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Cadidja | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9429704945665907 | por |
dc.contributor.referee1 | Mello, Elena Maria Billig | |
dc.contributor.referee2 | Scremin , Greice | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7583906280048237 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |