Mostrar registro simples

dc.creatorNoal, Gabriela Rodrigues
dc.date.accessioned2024-07-03T21:05:49Z
dc.date.available2024-07-03T21:05:49Z
dc.date.issued2024-04-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32148
dc.description.abstractThis dissertation examines Environmental Education (EE) from a “critical-innovative” perspective, with the aim of transforming the educational sphere and the participating subjects to enable them to act in society in an ecological, civic, and emancipatory manner. The objective of this study was to analyze how a pedagogical intervention can facilitate and promote the integration of “critical-innovative” EE in primary education. To achieve this goal, the methodology was divided into two parts: a literature review of publications related to EE in the early years, and a pedagogical intervention research project conducted with a teacher and her third-grade students at a public school in Santa Maria, RS. The literature review covered publications from 2012 to 2022 and yielded seven relevant articles, which were categorized as follows: Teacher training in EE and Reports of Experiences in EE are analyzed using the ATLAS.ti software. The analysis is based on the Thematic Analysis between the indicators of pedagogical innovation and the categories created. As a second step, linked to pedagogical intervention research, we investigated the environmental perceptions of the teacher responsible for the class of students who participated in the research. This was based on the analysis of a fanzine prepared on the subject and analyzed in the light of DataBased Theory. The text is already well-written and adheres to the desired characteristics. No changes are necessary. Regarding the intervention methodology, it provided “criticalinnovative” EE for both the teacher and students in the participating class through creative and engaging activities. These activities helped to re-signify the school environment and foster a sense of environmental belonging. Additionally, this dissertation discusses the creation of student-produced fanzines resulting from the pedagogical intervention. The children created a total of 22 fanzines, and the process respected their autonomy and freedom of expression, giving them a leading role during the intervention.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPertencimento ambientalpor
dc.subjectInovação pedagógicapor
dc.subjectLetramento científicopor
dc.subjectProtagonismopor
dc.subjectEnvironmental belongingeng
dc.subjectPedagogical innovationeng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectProtagonismpor
dc.titleEducação ambiental “crítica-inovadora” no 3º ano do Ensino Fundamental: uma pesquisa do tipo intervenção pedagógicapor
dc.title.alternative"Critical-innovative” environmental education in the 3ºyear of elementary school: a pedagogical intervention research-typeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação aborda a Educação Ambiental (EA) na perspectiva “críticainovadora”, visando transformações no âmbito educacional e nos sujeitos participantes para atuarem na sociedade de forma ecológica, cidadã e emancipatória. Teve como objetivo analisar como uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica pode mediar e promover a inserção da EA “crítica-inovadora” Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para tanto, seu percurso metodológico foi dividido em um mapeamento de publicações relacionadas à EA nos anos iniciais, e uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica desenvolvida com a docente e seus discentes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Santa Maria/RS. Por intermédio do mapeamento de publicações relacionadas à EA nos anos iniciais, delimitado entre os anos de 2012 a 2022, foram encontradas sete publicações, divididas em duas categorias: Formação de professores em EA e Relatos de Experiências em EA, com relações criadas no software ATLAS.ti, a partir da Análise Temática entre os indicadores de inovação pedagógica e as categorias criadas. Em um segundo momento, já atrelada à pesquisa de intervenção pedagógica, investigou-se as percepções ambientais da pedagoga responsável pela turma de estudantes que se tornaram sujeitos participantes da pesquisa, a partir da narrativa de um fanzine elaborado sobre a temática e analisado à luz da Teoria Fundamentada nos Dados. Pode-se inferir que a professora possui uma percepção crítica da temática, mas a inserção da EA em práticas do cotidiano escolar é reduzida, principalmente nos anos iniciais, o que resulta em uma fragilidade no ensino da temática. Em relação à metodologia interventiva, pode-se afirmar que a pesquisa do tipo intervenção pedagógica mediou e proveu a EA “crítica-inovadora” para a docente e aos discentes da turma participante, através de atividades criativas e inovadoras que envolveram os sujeitos de forma ativa, ressignificando o ambiente escolar e desenvolvendo o sentimento de pertencimento ambiental. Além disso, essa dissertação descreveu a elaboração de fanzines construídos pelos estudantes a partir da intervenção pedagógica. Ao todo foram 22 fanzines criados pelas crianças, observando que este processo respeitou a autonomia da criança e a liberdade de expressão, e consequentemente, proporcionou protagonismo dos estudantes durante a intervenção.por
dc.contributor.advisor1Coutinho, Cadidja
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429704945665907por
dc.contributor.referee1Mello, Elena Maria Billig
dc.contributor.referee2Scremin , Greice
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583906280048237por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International