Mostrar registro simples

dc.creatorElias, Sabrina
dc.date.accessioned2024-07-03T21:22:00Z
dc.date.available2024-07-03T21:22:00Z
dc.date.issued2024-03-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32149
dc.description.abstractThis research is theoretically based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, which has the principle of considering, in the teaching and learning process, the prior knowledge that the student already has in their cognitive structure. The process of new learning must be non-literal and non-arbitrary. Associated with it, we will also use the Sociointeractionist Theory proposed by Vygotsky, in which social interaction in the classroom is fundamental and the teacher has the role of mediator. We will also use the History of Science as a pillar, as it allows the student to have a more concrete view of the real nature of science, its methods and limitations, in addition to what can motivate the student to meaningful learning. The main objective of this research is to understand how the process of meaningful learning of quantities and measurements occurs through an investigative teaching sequence based on the History of Science, for students in the 1st year of High School. We carried out the research at a state school in Júlio de Castilhos called E.E.E.M. Dr. Júlio Prates de Castilhos, which has a varied audience of students from the center and interior of the city. The teaching methodology used was based on investigative teaching sequences where activities are planned from the point of view of the material and didactic interactions. This research is characterized as qualitative, since it will consider the study of lived experience and the processes of social interaction in its development. Data production was carried out using a survey test, logbooks, student records, audio recordings and photographs. The analysis was carried out according to Bardin's Content Analysis, in the probing test and an interpretative (explanatory) analysis in the other data. This research is characterized as participatory research since the researcher is part of the data production. The process of progressive differentiation and integrative reconciliation, essential for meaningful learning, was evident, and that these occurred in the Zone of Proximal Development. The evidence that led to these conclusions comes from the analysis of the evolution of concepts and the relationship between them, presented by the students. It is hoped that the results of this research can help teachers of basic education in physics, mathematics and science in their choice of methodology, being aware of how this significant learning process takes place.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeoria da aprendizagem significativapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectHistória da ciênciapor
dc.subjectMeaningful learning theoryeng
dc.subjectTeaching physicseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectHistory of scienceeng
dc.titleAprendizagem significativa de grandezas e medidas: aspectos da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa na ZDPpor
dc.title.alternativeMeaningful learning of quantities and measurements: aspects of progressive differentiation and integrative reconciliation in the ZPDeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa está embasada teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que tem como princípio considerar, no processo de ensino e aprendizagem, os conhecimentos prévios que o estudante já possui em sua estrutura cognitiva. O processo da nova aprendizagem deverá ser não-literal e nãoarbitrário. Associada a ela, utilizaremos também a Teoria Sociointeracionista proposta por Vygotsky, nela a interação social em sala de aula é fundamental e o professor possui papel de mediador. Usaremos também a História da Ciência como pilar, uma vez que ela permite que o estudante tenha uma visão mais concreta da natureza real da ciência, seus métodos e suas limitações, além do que pode motivar o aluno para a aprendizagem significativa. O objetivo principal desta pesquisa é compreender como se dá o processo de aprendizagem significativa de grandezas e medidas por meio de uma sequência de ensino investigativa pautada na História da Ciência, para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Desenvolvemos a pesquisa em uma escola estadual de Júlio de Castilhos chamada E.E.E.M. Dr. Júlio Prates de Castilhos que conta com um público variado de alunos do centro e do interior da cidade. A metodologia de ensino empregada foi baseada nas sequências de ensino investigativas onde as atividades são planejadas sob o ponto de vista do material e das interações didáticas. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, uma vez que será considerado o estudo da experiência vivida e dos processos de interação social em seu desenvolvimento. A produção de dados foi realizada utilizando um teste de sondagem, diários de bordo, registros dos alunos, gravações de áudio e fotografias. A análise foi feita de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin, no teste de sondagem e uma análise interpretativa (explicativa) no demais dados. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa participante uma vez que a pesquisadora faz parte da produção de dados. Evidenciou-se o processo da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa, essenciais para a aprendizagem significativa, e que estas ocorreram na Zona de Desenvolvimento Proximal. Os indícios que levaram a estas conclusões são oriundos da análise da evolução dos conceitos e na relação entre eles, apresentados pelos alunos. Esperase que os resultados desta pesquisa possam auxiliar os professores da educação básica de física, matemática e ciências em sua escolha de metodologia, tendo ciência de como se dá esse processo de aprendizagem significativa.por
dc.contributor.advisor1Santarosa, Maria Cecília Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.contributor.advisor-co1Damin, Willian
dc.contributor.referee1Mariani, Rita de Cassia Pistoia
dc.contributor.referee2Beber, Silvia Zamberlan Costa
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6971405854816578por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International