dc.creator | Elias, Sabrina | |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T21:22:00Z | |
dc.date.available | 2024-07-03T21:22:00Z | |
dc.date.issued | 2024-03-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32149 | |
dc.description.abstract | This research is theoretically based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning,
which has the principle of considering, in the teaching and learning process, the prior
knowledge that the student already has in their cognitive structure. The process of
new learning must be non-literal and non-arbitrary. Associated with it, we will also
use the Sociointeractionist Theory proposed by Vygotsky, in which social interaction
in the classroom is fundamental and the teacher has the role of mediator. We will
also use the History of Science as a pillar, as it allows the student to have a more
concrete view of the real nature of science, its methods and limitations, in addition to
what can motivate the student to meaningful learning. The main objective of this
research is to understand how the process of meaningful learning of quantities and
measurements occurs through an investigative teaching sequence based on the
History of Science, for students in the 1st year of High School. We carried out the
research at a state school in Júlio de Castilhos called E.E.E.M. Dr. Júlio Prates de
Castilhos, which has a varied audience of students from the center and interior of the
city. The teaching methodology used was based on investigative teaching sequences
where activities are planned from the point of view of the material and didactic
interactions. This research is characterized as qualitative, since it will consider the
study of lived experience and the processes of social interaction in its development.
Data production was carried out using a survey test, logbooks, student records, audio
recordings and photographs. The analysis was carried out according to Bardin's
Content Analysis, in the probing test and an interpretative (explanatory) analysis in
the other data. This research is characterized as participatory research since the
researcher is part of the data production. The process of progressive differentiation
and integrative reconciliation, essential for meaningful learning, was evident, and that
these occurred in the Zone of Proximal Development. The evidence that led to these
conclusions comes from the analysis of the evolution of concepts and the relationship
between them, presented by the students. It is hoped that the results of this research
can help teachers of basic education in physics, mathematics and science in their
choice of methodology, being aware of how this significant learning process takes
place. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Teoria da aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | História da ciência | por |
dc.subject | Meaningful learning theory | eng |
dc.subject | Teaching physics | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | History of science | eng |
dc.title | Aprendizagem significativa de grandezas e medidas: aspectos da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa na ZDP | por |
dc.title.alternative | Meaningful learning of quantities and measurements: aspects of progressive differentiation and integrative reconciliation in the ZPD | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa está embasada teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa
de Ausubel, que tem como princípio considerar, no processo de ensino e
aprendizagem, os conhecimentos prévios que o estudante já possui em sua
estrutura cognitiva. O processo da nova aprendizagem deverá ser não-literal e nãoarbitrário. Associada a ela, utilizaremos também a Teoria Sociointeracionista
proposta por Vygotsky, nela a interação social em sala de aula é fundamental e o
professor possui papel de mediador. Usaremos também a História da Ciência como
pilar, uma vez que ela permite que o estudante tenha uma visão mais concreta da
natureza real da ciência, seus métodos e suas limitações, além do que pode motivar
o aluno para a aprendizagem significativa. O objetivo principal desta pesquisa é
compreender como se dá o processo de aprendizagem significativa de grandezas e
medidas por meio de uma sequência de ensino investigativa pautada na História da
Ciência, para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Desenvolvemos a pesquisa em
uma escola estadual de Júlio de Castilhos chamada E.E.E.M. Dr. Júlio Prates de
Castilhos que conta com um público variado de alunos do centro e do interior da
cidade. A metodologia de ensino empregada foi baseada nas sequências de ensino
investigativas onde as atividades são planejadas sob o ponto de vista do material e
das interações didáticas. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, uma vez
que será considerado o estudo da experiência vivida e dos processos de interação
social em seu desenvolvimento. A produção de dados foi realizada utilizando um
teste de sondagem, diários de bordo, registros dos alunos, gravações de áudio e
fotografias. A análise foi feita de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin, no
teste de sondagem e uma análise interpretativa (explicativa) no demais dados. Esta
pesquisa se caracteriza como uma pesquisa participante uma vez que a
pesquisadora faz parte da produção de dados. Evidenciou-se o processo da
diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa, essenciais para a
aprendizagem significativa, e que estas ocorreram na Zona de Desenvolvimento
Proximal. Os indícios que levaram a estas conclusões são oriundos da análise da
evolução dos conceitos e na relação entre eles, apresentados pelos alunos. Esperase que os resultados desta pesquisa possam auxiliar os professores da educação
básica de física, matemática e ciências em sua escolha de metodologia, tendo
ciência de como se dá esse processo de aprendizagem significativa. | por |
dc.contributor.advisor1 | Santarosa, Maria Cecília Pereira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7310867402763253 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Damin, Willian | |
dc.contributor.referee1 | Mariani, Rita de Cassia Pistoia | |
dc.contributor.referee2 | Beber, Silvia Zamberlan Costa | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6971405854816578 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |