Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
Resumen
O presente texto é configurado como Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em licenciatura plena do curso diurno de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Constituiu-se a partir das experiências vividas no Programa de Residência Pedagógica RP/UFSM no subprojeto Educação Especial, no período de outubro de 2020 a outubro de 2021, sob contexto da pandemia de Covid-19 e ensino remoto. Neste panorama, o projeto envolveu o apoio e intervenções pedagógicas com um aluno com Deficiência Intelectual incluído em um colégio da rede estadual de ensino do município de Santa Maria/RS. As ações interventivas com o aluno foram pautadas e apoiadas pela tecnologia, especificamente por jogos digitais pedagógicos. O objetivo central do trabalho foi descrever a experiência com a utilização e confecção de jogos digitais pedagógicos como ferramentas para a mediação de saberes na aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual. O texto configura-se dentro da abordagem qualitativa, no modelo de relato de experiência. O relato acompanha os processos metodológicos relativos à Residência Pedagógica desde os encontros de estudo teórico e exploração de caso do aluno à sua avaliação por meio da Escala de Intensidade de Apoio versão criança (SIS-C) e subsequente organização do trabalho interventivo pautado no modelo de ensino remoto, utilizando jogos digitais pedagógicos como ferramentas centrais para construção e desenvolvimento de vivências e saberes com o aluno, tendo como elementos norteadores às necessidades de apoios em dois domínios identificados nos resultados da SIS-C, as habilidades de Aprendizagem Escolar e habilidades de Auto Advocacia. Levando em consideração as experiências de planejamento, intervenção e avaliação do aluno e, principalmente, relativas ao trabalho realizado no contexto do projeto, foi feita uma análise subjetiva sobre as possibilidades e desafios de ser professor de educação especial no contexto do ensino remoto, destacando as potencialidades dos jogos digitais pedagógicos nos processos de desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e matemática de um sujeito com Deficiência Intelectual e as reverberações das experiências vividas na Residência Pedagógica em minha formação enquanto professora de Educação Especial.
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