A pluralidade de vozes na construção do projeto político pedagógico sob a perspectiva democrática
Abstract
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a pluralidade de vozes na construção do Projeto Político Pedagógico, tendo em vista a participação coletiva de toda a comunidade escolar no processo de uma aprendizagem crítica e cidadã. Sob um cenário marcado pela lógica perversa do neoliberalismo, da globalização e dos avanços tecnológicos no processo educacional, muitos são os desafios colocados à escola. Nesse contexto, faz-se necessária uma reflexão sobre a importância da participação dos gestores nas decisões referentes ao ambiente educacional. Para tal, esta pesquisa objetiva analisar a organização da escola em relação à participação da comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem através da concretização do Projeto Político Pedagógico, com vistas na atuação democrática da comunidade escolar nas decisões referentes ao ambiente de ensino. A análise partiu da seguinte problemática: em que sentido a gestão pode mobilizar a comunidade escolar na construção e implementação do PPP? Para a análise da temática, aplicou-se uma investigação de abordagem qualitativa, bem como o contato direto do pesquisador através de observação da realidade escolar, com o objetivo de analisar a aplicação das ações no cotidiano da gestão democrática. A pesquisa teve como aportes teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Marques (2008), Paro (2010), Veiga (2002), Drabach (2011), entre outros autores que afirmam a importância da valorização da pluralidade de ideias na construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola. Assim, a partir das vozes dos sujeitos participantes da pesquisa evidencia-se com os aportes críticos analisados que a gestão democrática pode mobilizar a comunidade escolar na construção do PPP com temáticas articuladas aos interesses e necessidades de seus alunos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]