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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorPimenta, Silvana Batista Maciel
dc.date.accessioned2014-07-25T14:00:20Z
dc.date.available2014-07-25T14:00:20Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/322
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper presents a reflection on the plurality of voices in the construction of Project Political, in view of the collective participation of the entire school community in the process of learning and critical citizen. Under a scenario marked by the perverse logic of neoliberalism, globalization and technological advances in the educational process, there are many challenges facing the school. In this context, it is necessary to reflect on the importance of participation of managers in decisions regarding the educational environment. To this end, this research aims to analyze the organization of the school in relation to the school community participation in the process of teaching and learning through the implementation of Project Political aiming at democratic performance of the school community in decisions regarding the teaching environment. The analysis was based on the following issue: in what sense management can mobilize the school community in building the PPP? For the analysis of the issue, we applied a qualitative approach to research, as well as direct contact of the researcher through observation of reality school, with the aim of reviewing the implementation of actions in everyday democratic management. The research was theoretical support the National Curriculum, the Law of Guidelines and Bases of Education, Marques (2008), Paro (2010), Veiga (2002), Drabach (2011), among other authors who assert the importance of valuing plurality of ideas in the construction of Project Political of a school. Thus, from the voices of the subjects in the research is evident with contributions critics who analyzed the democratic management can mobilize the school community in building the PPP-themed articulated the interests and needs of their students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA pluralidade de vozes na construção do projeto político pedagógico sob a perspectiva democráticapor
dc.title.alternativeThe multiple voices in construction project under the political teaching democratic perspectiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a pluralidade de vozes na construção do Projeto Político Pedagógico, tendo em vista a participação coletiva de toda a comunidade escolar no processo de uma aprendizagem crítica e cidadã. Sob um cenário marcado pela lógica perversa do neoliberalismo, da globalização e dos avanços tecnológicos no processo educacional, muitos são os desafios colocados à escola. Nesse contexto, faz-se necessária uma reflexão sobre a importância da participação dos gestores nas decisões referentes ao ambiente educacional. Para tal, esta pesquisa objetiva analisar a organização da escola em relação à participação da comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem através da concretização do Projeto Político Pedagógico, com vistas na atuação democrática da comunidade escolar nas decisões referentes ao ambiente de ensino. A análise partiu da seguinte problemática: em que sentido a gestão pode mobilizar a comunidade escolar na construção e implementação do PPP? Para a análise da temática, aplicou-se uma investigação de abordagem qualitativa, bem como o contato direto do pesquisador através de observação da realidade escolar, com o objetivo de analisar a aplicação das ações no cotidiano da gestão democrática. A pesquisa teve como aportes teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Marques (2008), Paro (2010), Veiga (2002), Drabach (2011), entre outros autores que afirmam a importância da valorização da pluralidade de ideias na construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola. Assim, a partir das vozes dos sujeitos participantes da pesquisa evidencia-se com os aportes críticos analisados que a gestão democrática pode mobilizar a comunidade escolar na construção do PPP com temáticas articuladas aos interesses e necessidades de seus alunos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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