dc.contributor.advisor | Maggioni, Fabiano | |
dc.creator | Vitorio, Weslen Fernando Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T12:16:29Z | |
dc.date.available | 2024-07-09T12:16:29Z | |
dc.date.issued | 2023-12 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32201 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. | por |
dc.description.abstract | This study aims to, through Donald Norman's Emotional Design theory (2008), assess the levels of consumer perception of the perfumes by singer Ariana Grande. Through this analysis, we seek to investigate how emotional design impacts the production and conception of design and advertising products. Initially, we aim to highlight how design, as a part of communication, influences the production of images. We retrieve all of this through a theoretical framework that relates them, mainly with the axis of perception, using Joly (2007), Dondis (1997), and Aumont (2010). Next, we examine the process of transforming images from a two-dimensional to a three-dimensional axis, shedding light on what product design is based on the insights of Negrão and Camargo (2008)
and Mestriner (2004). We then investigate the origins of emotion theory and how it applies and integrates into emotional design, a term popularized and applied by Norman (2008). We analyze the singer's packaging design through the theoretical
framework and a survey conducted through questionnaires on social media among the singer's fans. In conclusion, we understand that Norman's theory (2008) can be a pathway to think about design and advertising more strategically. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Design Emocional | por |
dc.subject | Publicidade | por |
dc.subject | Design de Embalagem | por |
dc.subject | Design de Produto | por |
dc.title | Thank U Next: o design emocional aplicado a concepção de design de embalagem e de produtos da cantora Ariana Grande | por |
dc.title.alternative | Thank U Next: emotional design applied to the conception of packaging and products design of singer Ariana Grande | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca, por meio da teoria do Design Emocional de Donald Norman (2008), verificar os níveis de percepção de consumidores dos perfumes da cantora Ariana Grande. Por meio dessa análise, buscamos investigar como o design emocional impacta na produção e concepção de produtos, design e publicidade. Em um primeiro momento, buscamos evidenciar como o design, também como área da comunicação, tem influência nas imagens e sua produção. Compilamos as informações por meio de um quadro teórico que relaciona esses elementos, principalmente, com o eixo da percepção, por meio de Joly (2007), Dondis (1997) e Aumont (2010). Em seguida, olhamos para o processo de transformação das imagens de um eixo plano para um tridimensional, e a partir disso damos luz ao que é o design de produto, baseados no que Negrão e Camargo (2008) e Mestriner (2004) apresentam. Investigamos, então, de onde surge a teoria das emoções e como ela se aplica e se junta ao design emocional, termo popularizado e aplicado por Norman
(2008). Analisamos o design de embalagens da cantora por meio do quadro teórico e de uma pesquisa feita por questionário aplicada em redes sociais, com os fãs da cantora. Ao fim, compreendemos que a teoria de Norman (2008) pode ser um caminho para pensarmos o design e a publicidade de forma mais estratégica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |