dc.contributor.advisor | Coronel, Daniel Arruda | |
dc.creator | Cabeleira, Ricardo Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T12:32:57Z | |
dc.date.available | 2024-07-09T12:32:57Z | |
dc.date.issued | 2024-06-14 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32203 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | Work absenteeism results from various reasons such as illnesses, family issues, and dissatisfaction with working conditions, leading to serious consequences like overburdening colleagues, decreased productivity, and higher costs. Additionally, factors such as organizational climate, interpersonal conflicts, and external factors like transportation problems also contribute, affecting the quality of work. In this context, an integrative review was conducted between November 2023 and April 2024, using data from SCIELO and Google Scholar, highlighting the need for effective occupational health management strategies and continuous support to reintegrate workers. The analysis of the work points to a complex problem to be faced by school management, originating from several aspects, among which the mental and physical illness of workers and unfavorable working conditions stand out. Studies highlight the importance of quality of life at work as a factor in reducing absences and the need for specific organizational policies to promote a healthy work environment, thus reducing absenteeism among education professionals. The works analyzed also mention the scarcity of works on this topic, especially in the school environment, highlighting a gap in research in this context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Absenteísmo | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Qualidade de vida no trabalho | por |
dc.subject | Absenteeism | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Quality of life at work | eng |
dc.title | Absenteísmo em instituições educacionais: revisão das principais causas e estratégias promissoras para melhoria na gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Absenteeism in educational institutions: review of key causes and promising strategies for improvement in school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santiago, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | O absenteísmo no trabalho resulta de diversos motivos, como doenças, questões familiares e descontentamento com as condições laborais, gerando consequências sérias, como sobrecarga aos colegas, queda na produtividade e custos mais altos. Além disso, questões como o clima organizacional, conflitos interpessoais e fatores externos, como problemas de transporte, também contribuem, afetando a qualidade do trabalho. Neste sentido, foi feita uma revisão integrativa, entre novembro de 2023 e abril de 2024, usando dados de SCIELO e Google Scholar, destacando a necessidade de estratégias eficazes de gestão de saúde ocupacional e apoio contínuo para reintegrar os trabalhadores. A análise dos trabalhos aponta para um problema complexo a ser enfrentado pela gestão escolar, tendo como origem diversos aspectos, dentre eles, destacam-se o adoecimento mental e físico dos trabalhadores e as condições de trabalho desfavoráveis. Os estudos ressaltam a importância da qualidade de vida no trabalho como fator de diminuição dos afastamentos e da necessidade de políticas organizacionais específicas para promover um ambiente de trabalho saudável, reduzindo, dessa forma, o absenteísmo dos profissionais da educação. Nos trabalhos analisados também é citada a escassez de estudos com esse tema, especialmente no ambiente escolar, evidenciando uma lacuna na pesquisa nesse contexto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |