Endomarketing: alinhando valores e identidade de marca na jornada da GestãoDS
Resumen
Por meio da presente monografia visa-se entender de que maneira o endomarketing se alinha como elemento do branding e na transmissão dos valores de marca. Autores como Analisa Brum (2010), Saul Bekin (2005), Andrea Semprini (2006), José Martins (2006) e Alina Wheeler (2008) são referenciados para abordar os conceitos de endomarketing, sua distinção da comunicação interna e os fundamentos do branding. Utilizando uma abordagem qualitativa, com base no estudo de caso de Robert Yin (2001), a pesquisa se concentra em analisar a empresa GestãoDS, buscando compreender suas ações de endomarketing e a construção de marca, para entender como essas estratégias influenciam na criação da identidade da organização. Constata-se a importância das estratégias internas na construção de uma identidade sólida, comprometida com a missão, a visão e os valores. As pesquisas realizadas pela empresa evidenciam o impacto positivo na satisfação dos colaboradores por meio de uma cultura interna forte com estratégias bem desenvolvidas.