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dc.contributor.advisorRabaiolli, Janderle
dc.creatorSouza, Juliana Cristina Ferrari de
dc.date.accessioned2024-07-09T13:08:43Z
dc.date.available2024-07-09T13:08:43Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32232
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda.por
dc.description.abstractThe way generations Y and Z consume advertising is being determined based on centralization and technological evolution. As well as due to the dispute for attention that forced communication to adapt and acquire new tools to reach the new audience in the spaces where it occupies. The scarcity of "attention" generated by the Attention Economy (SIMON, 1971) directly impacts the emergence of new business models specialized in the digital, social universe and lifestyle of this public. However, with the constant transformation and breadth of this new universe, most projects are still not well categorized or positioned in the competitive market. Furthermore, there are also few studies that understand how advertising logic operates within these models. In this sense, this work sought to analyze how the FURIA organization explores its entertainment advertising strategies on its digital channels, considering it as a new business model. To do this, we studied the new transformations in advertising based on the concepts of Hybridization developed by Covaleski (2010) and Expanded Advertising presented by Burrowes (2016). Furthermore, a historical overview of the sociocultural evolution of consumption was made and we categorized the tools available for advertising in this new scenario. Thus, the first part of the methodology was based on a bibliographical review based on the authors mentioned above, as well as on research by Clotilde Perez (2010), Trindade and Perez (2014; 2019), Bragaglia (2022) and Camargo, Estevanim, Silveira (2017). The second methodological phase took place through the case study, from the perspective of Yin (2001), where the communication actions of the esports organization FURIA were analyzed. In the end, we concluded that the company uses several strategies incorporated into digital advertising to increase the persuasive nature of the message, mainly the use of entertainment and digital influencers. This link significantly strengthened the conversion of the message, as well as contributing to the growth of the community generated around the brand. The strategic phenomenon of combining advertising with entertainment tends to be a strong trend for new ventures that want to keep up with hyperconnected consumers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHibridizaçãopor
dc.subjectPublicidade Expandidapor
dc.subjectEsportspor
dc.subjectNovos modelos de negóciopor
dc.subjectInfluenciadores digitaispor
dc.titleO entrelaçamento entre novos modelos de negócio e a publicidade de entretenimento: um estudo sobre a organização furiapor
dc.title.alternativeThe interlace between new business models and entertainment advertising: a study on the furia ogarnizationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoO modo de consumir publicidade das gerações Y e Z está sendo determinado a partir da centralização e evolução tecnológica. Bem como pela disputa de atenção que forçou a comunicação a se adaptar e adquirir novas ferramentas para alcançar o novo público nos espaços onde ele ocupa. A escassez de "atenção" gerada pela Economia da Atenção (SIMON, 1971), impacta diretamente na emersão de novos modelos de negócios especializados no universo digital, social e no lifestyle desse público. Porém, com a constante transformação e amplitude desse novo universo, grande parte dos empreendimentos ainda não estão bem categorizados ou posicionados no mercado competitivo. Além de, também serem escassos os estudos que compreendem de que forma a lógica publicitária opera dentro destes modelos. Neste sentido, o presente trabalho buscou analisar como a organização FURIA explora suas estratégias de publicidade de entretenimento em seus canais digitais, considerando-a enquanto um novo modelo de negócio. Para isso, estudamos as novas transformações da propaganda a partir dos conceitos de Hibridização elaborado por Covaleski (2010) e Publicidade Expandida apresentado por Burrowes (2016). Além disso, foi feito um panorama histórico da evolução sociocultural do consumo e categorizamos as ferramentas disponíveis à publicidade neste novo cenário. Assim, a primeira parte da metodologia se baseou na revisão bibliográfica a partir dos autores citados anteriormente, como também nas pesquisas de Clotilde Perez (2010), Trindade e Perez (2014; 2019), Bragaglia (2022) e Camargo, Estevanim, Silveira (2017). A segunda fase metodológica se deu pelo estudo de caso, sob a perspectiva de Yin (2001), onde foram analisadas as ações de comunicação da organização de esports FURIA. Ao fim, concluímos que a empresa utiliza diversas estratégias incorporadas à publicidade veiculada no digital para aumentar o caráter persuasivo da mensagem, principalmente o uso do entretenimento e influenciadores digitais. Este atrelamento fortaleceu significativamente a conversão da mensagem, bem como colaborou para o crescimento da comunidade gerada ao redor da marca. O fenômeno estratégico de unir a publicidade ao entretenimento tende a ser uma forte tendência para novos empreendimentos que desejam acompanhar os consumidores hiperconectados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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