Comunicação estratégica: a construção do posicionamento da marca Boca Rosa Beauty
Resumo
O presente trabalho acadêmico analisa a construção do posicionamento de marca da Boca Rosa Beauty por meio das estratégias utilizadas na rede social do Instagram da marca e do perfil profissional de Bianca Andrade durante a sua participação no programa de reality show Big Brother Brasil 2020. A pesquisa apresenta abordagens teóricas a respeito da comunicação estratégica nas organizações contemporâneas (KUNSCH, 2003) e a estratégia da comunicação (JORGE DUARTE, 2020). Também busca compreender a comunicação estratégica na ambiência digital (BUENO, 2003; TORRES, 2009; LAS CASAS, 2010; GABRIEL, 2010; TURCHI, 2018 PÚBLIO, 2008) e as estratégias comunicacionais no posicionamento de marca (KOTLER E PFOERTSCH, 2008; JACK TROUT E AL RIES 1989; LUPETTI, 2007). Perante o referencial teórico, é empregado a metodologia de estudo de caso para análise detalhada de um fenômeno, ou seja, de um objeto de estudo, no caso o case da marca Boca Rosa Beauty. Podemos compreender
que Bianca utilizou da sua imagem por meio da comunicação estratégica para promover a sua marca, além disso, com o acionamento de estratégias comunicacionais, conseguiu consolidar o posicionamento da Boca Rosa Beauty no mercado. Ainda, constatamos o uso da autorreferenciação de si (FIORINI e CARVALHO, 2019), em que Bianca constrói sua visibilidade por meio de discursos em que frequentemente está se autorreferenciando nas mídias. Os achados desta pesquisa podem auxiliar empresas e marcas a colocar em prática estratégias na ambiência digital e, consequentemente, contribuir para os estudos do campo da comunicação.