Mostrar registro simples

dc.creatorTesta, Mauricio José
dc.date.accessioned2024-07-09T17:12:26Z
dc.date.available2024-07-09T17:12:26Z
dc.date.issued2024-03-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32258
dc.description.abstractThe research developed in this dissertation is centered on investigating the new curricular discipline entitled Digital Culture (CD), through three studies. In order to have an idea of how the National Common Curricular Base (BNCC) incorporated the CD discipline, in the introduction, we reflect on the implementation of the New Secondary Education, through the BNCC, carrying out a structured critique of the document. Continuing, in the first study, an investigation is carried out in the publications of national journals with the best evaluation in Qualis CAPES in the broad area of Teaching, focusing on publications in the sub-areas of Physics Teaching and Science Education. The second study seeks to understand the way in which the Schools of the 16th Regional Education Coordination in the Serra Gaúcha region are working with the CD discipline and finally, the third study, seeks to integrate the disciplines of Natural Sciences and their Technologies (CNT) with that of CD. In the first article, we noted the importance of implementing the CD discipline in all teaching modalities, enhancing the construction of knowledge through the help of technologies. In the second, we showed that teachers are not able to develop the CD discipline, pointing out the lack of specific materials and initial and continuing training. Finally, in the third article, we present a didactic proposition as an alternative to the scarcity of Training Itineraries linked to Natural Sciences, being explored through the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and Artificial Intelligence (AI).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCultura digitalpor
dc.subjectTDICpor
dc.subjectTecnologia digitalpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectDigital cultureeng
dc.subjectDigital technologyeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectArtificial intelligenceeng
dc.titleAnálise política da disciplina de cultura digital, do novo Ensino Médiopor
dc.title.alternativePolitical analysis of the discipline of digital culture, in the new high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida nesta dissertação é centrada na investigação sobre a nova disciplina curricular intitulada como Cultura Digital (CD), por meio de três estudos. De modo a termos uma noção de como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incorporou a disciplina de CD, realizamos na introdução, uma reflexão acerca da implementação do Novo Ensino Médio, através da BNCC, realizando uma crítica estruturada a respeito do documento. Dando sequência, no primeiro estudo, é realizada uma investigação nas publicações dos periódicos nacionais de melhor avaliação no Qualis CAPES da grande área de Ensino, com foco em publicações nas subáreas de Ensino de Física e Educação em Ciências. O segundo estudo busca compreender a forma com que as Escolas da 16ª Coordenadoria Regionalde Educação da região da Serra Gaúcha estão trabalhando com a disciplina de CD e por fim, oterceiro estudo, busca integrar as disciplinas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) com a de CD. No primeiro artigo, constatamos a importância da implantação da disciplina de CD em todas as modalidades de Ensino, potencializando a construção do conhecimento através do auxílio das tecnologias. Já no segundo, evidenciamos que os professores não estão aptos para desenvolver a disciplina de CD, apontando a carência de materiais específicos e de formação inicial e continuada. Por fim, no terceiro artigo, apresentamos uma proposição didática como alternativa à escassez de Itinerários Formativos ligados às Ciências da Natureza, sendo explorado através do uso da Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da Inteligência Artificial (IA).por
dc.contributor.advisor1Pastorio, Dioni Paulo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823646075456872por
dc.contributor.advisor-co1Vidmar, Muryel Pyetro
dc.contributor.referee1Leonel, André Ary
dc.contributor.referee2Bervian, Paula Vanessa
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8337866852441678por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International