Os povos e comunidades tradicionais e o meio ambiente: a educação ambiental sob a ótica do Buen Vivir
Abstract
Este trabalho visa investigar a interligação entre educação ambiental e o conceito de
Buen Vivir, com foco na transformação crítica de quebra de paradigmas. Aborda a
importância da aquisição de conhecimento em educação ambiental devido à iminente
ameaça de esgotamento dos recursos naturais. O Buen Vivir, originado nas regiões
andinas da América do Sul, representa uma filosofia de vida enraizada em
comunidades pré-hispânicas, anterior à colonização da América Latina e da África.
Essa abordagem está intrinsecamente ligada à educação ambiental não formal, que
envolve comunidades em atividades de sensibilização e proteção ambiental. Dessa
forma, questiona-se: como a Educação Ambiental, à luz do Buen Vivir praticado pelas
comunidades e povos tradicionais, pode representar uma alternativa informal para a
redução dos danos ambientais causados pela humanidade, através da educação
ambiental não ortodoxa? Os objetivos desta pesquisa incluem a investigação do modo
de vida das comunidades tradicionais e sua conexão com o meio ambiente, bem como
a descrição dos conceitos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente no
contexto do Buen Vivir. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, buscando
novas perspectivas no que tange a educação ambiental. O estudo baseia-se
principalmente em pesquisa de cunho bibliográfica, com revisão da literatura, a fim de
gerar o conhecimento sobre o assunto. Essa abordagem do Buen Vivir, com sua
ênfase na preservação do meio ambiente e na valorização das culturas tradicionais,
pode fornecer insights valiosos para aprimorar a educação ambiental e enfrentar os
desafios ambientais contemporâneos, apresentando uma nova perspectiva.
Collections
- Educação Ambiental [190]
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