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dc.contributor.advisorTybusch, Jerônimo Siqueira
dc.creatorFonseca, Marcelo Trindade da
dc.date.accessioned2024-07-09T19:49:21Z
dc.date.available2024-07-09T19:49:21Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32262
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis work aims to investigate the interconnection between environmental education and the concept of Buen Vivir, focusing on critical transformation and breaking paradigms. It addresses the importance of acquiring knowledge in environmental education due to the imminent threat of depletion of natural resources. Buen Vivir, originating in the Andean regions of South America, represents a philosophy of life rooted in pre-Hispanic communities, prior to the colonization of Latin America and Africa. This approach is intrinsically linked to non-formal environmental education, which involves communities in environmental awareness and protection activities. Therefore, the question arises: how can Environmental Education, in light of Buen Vivir practiced by traditional communities and peoples, represent an informal alternative for reducing environmental damage caused by humanity, through unorthodox environmental education? The objectives of this research include investigating the way of life of traditional communities and their connection with the environment, as well as describing concepts related to sustainability and the environment in the context of Buen Vivir. The methodology adopted is qualitative and exploratory, seeking new perspectives regarding environmental education. The study is mainly based on bibliographical research, with a literature review, in order to generate knowledge on the subject. This Buen Vivir approach, with its emphasis on preserving the environment and valuing traditional cultures, can provide valuable insights to enhance environmental education and address contemporary environmental challenges, presenting a new perspective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBuenpor
dc.subjectVivirpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAmbientalpor
dc.subjectPovospor
dc.subjectComunidades tradicionaispor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEnvironmentaleng
dc.subjectGoodeng
dc.subjectLiveeng
dc.subjectPeopleseng
dc.subjectTraditional communitieseng
dc.titleOs povos e comunidades tradicionais e o meio ambiente: a educação ambiental sob a ótica do Buen Vivirpor
dc.title.alternativeTraditional people and the environment: environmental education from the perspective of Buen Vivireng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEste trabalho visa investigar a interligação entre educação ambiental e o conceito de Buen Vivir, com foco na transformação crítica de quebra de paradigmas. Aborda a importância da aquisição de conhecimento em educação ambiental devido à iminente ameaça de esgotamento dos recursos naturais. O Buen Vivir, originado nas regiões andinas da América do Sul, representa uma filosofia de vida enraizada em comunidades pré-hispânicas, anterior à colonização da América Latina e da África. Essa abordagem está intrinsecamente ligada à educação ambiental não formal, que envolve comunidades em atividades de sensibilização e proteção ambiental. Dessa forma, questiona-se: como a Educação Ambiental, à luz do Buen Vivir praticado pelas comunidades e povos tradicionais, pode representar uma alternativa informal para a redução dos danos ambientais causados pela humanidade, através da educação ambiental não ortodoxa? Os objetivos desta pesquisa incluem a investigação do modo de vida das comunidades tradicionais e sua conexão com o meio ambiente, bem como a descrição dos conceitos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente no contexto do Buen Vivir. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, buscando novas perspectivas no que tange a educação ambiental. O estudo baseia-se principalmente em pesquisa de cunho bibliográfica, com revisão da literatura, a fim de gerar o conhecimento sobre o assunto. Essa abordagem do Buen Vivir, com sua ênfase na preservação do meio ambiente e na valorização das culturas tradicionais, pode fornecer insights valiosos para aprimorar a educação ambiental e enfrentar os desafios ambientais contemporâneos, apresentando uma nova perspectiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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