dc.contributor.advisor | Tybusch, Jerônimo Siqueira | |
dc.creator | Fonseca, Marcelo Trindade da | |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T19:49:21Z | |
dc.date.available | 2024-07-09T19:49:21Z | |
dc.date.issued | 2023-12-20 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32262 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This work aims to investigate the interconnection between environmental education
and the concept of Buen Vivir, focusing on critical transformation and breaking
paradigms. It addresses the importance of acquiring knowledge in environmental
education due to the imminent threat of depletion of natural resources. Buen Vivir,
originating in the Andean regions of South America, represents a philosophy of life
rooted in pre-Hispanic communities, prior to the colonization of Latin America and
Africa. This approach is intrinsically linked to non-formal environmental education,
which involves communities in environmental awareness and protection activities.
Therefore, the question arises: how can Environmental Education, in light of Buen Vivir
practiced by traditional communities and peoples, represent an informal alternative for
reducing environmental damage caused by humanity, through unorthodox
environmental education? The objectives of this research include investigating the way
of life of traditional communities and their connection with the environment, as well as
describing concepts related to sustainability and the environment in the context of Buen
Vivir. The methodology adopted is qualitative and exploratory, seeking new
perspectives regarding environmental education. The study is mainly based on
bibliographical research, with a literature review, in order to generate knowledge on
the subject. This Buen Vivir approach, with its emphasis on preserving the environment
and valuing traditional cultures, can provide valuable insights to enhance
environmental education and address contemporary environmental challenges,
presenting a new perspective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Buen | por |
dc.subject | Vivir | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ambiental | por |
dc.subject | Povos | por |
dc.subject | Comunidades tradicionais | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Environmental | eng |
dc.subject | Good | eng |
dc.subject | Live | eng |
dc.subject | Peoples | eng |
dc.subject | Traditional communities | eng |
dc.title | Os povos e comunidades tradicionais e o meio ambiente: a educação ambiental sob a ótica do Buen Vivir | por |
dc.title.alternative | Traditional people and the environment: environmental education from the perspective of Buen Vivir | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa investigar a interligação entre educação ambiental e o conceito de
Buen Vivir, com foco na transformação crítica de quebra de paradigmas. Aborda a
importância da aquisição de conhecimento em educação ambiental devido à iminente
ameaça de esgotamento dos recursos naturais. O Buen Vivir, originado nas regiões
andinas da América do Sul, representa uma filosofia de vida enraizada em
comunidades pré-hispânicas, anterior à colonização da América Latina e da África.
Essa abordagem está intrinsecamente ligada à educação ambiental não formal, que
envolve comunidades em atividades de sensibilização e proteção ambiental. Dessa
forma, questiona-se: como a Educação Ambiental, à luz do Buen Vivir praticado pelas
comunidades e povos tradicionais, pode representar uma alternativa informal para a
redução dos danos ambientais causados pela humanidade, através da educação
ambiental não ortodoxa? Os objetivos desta pesquisa incluem a investigação do modo
de vida das comunidades tradicionais e sua conexão com o meio ambiente, bem como
a descrição dos conceitos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente no
contexto do Buen Vivir. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, buscando
novas perspectivas no que tange a educação ambiental. O estudo baseia-se
principalmente em pesquisa de cunho bibliográfica, com revisão da literatura, a fim de
gerar o conhecimento sobre o assunto. Essa abordagem do Buen Vivir, com sua
ênfase na preservação do meio ambiente e na valorização das culturas tradicionais,
pode fornecer insights valiosos para aprimorar a educação ambiental e enfrentar os
desafios ambientais contemporâneos, apresentando uma nova perspectiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |