Comunicação e reputação: percepção dos associados do Sicredi sobre o Fundo de Promoção ao Desenvolvimento Regional
Abstract
Sabe-se da importância da comunicação para as organizações e que, também através dela, elas se relacionam com o seus públicos, construindo uma - boa ou má - reputação. (HALDEREN; RIEL, 2006). O trabalho a seguir tem como tema a reputação das organizações, com a delimitação nas ações de comunicação para fortalecer a reputação do Sicredi Conexão. Seu objeto de estudo são as ações de divulgação produzidas sobre o Fundo de Promoção ao Desenvolvimento Regional do Sicredi Conexão perante sua comunidade e a percepção dos associados da Cooperativa. O trabalho visa responder o seguinte questionamento: como as ações de divulgação do Fundo de Promoção ao Desenvolvimento Regional do Sicredi Conexão podem influenciar na construção da reputação da Cooperativa? Para isso, autores como Machado (2007), Argenti (2006), Kotler (2000), Klafke (2008), Kunsch (2006), Moraes (2006) e Marchiori (2008) serão abordados para se ter um embasamento teórico. A investigação tem natureza qualitativa e se classifica como exploratória. Utiliza as técnicas de análise documental, entrevista e questionários para a coleta de dados. Após a coleta, conclui-se que a cooperativa mantém um relacionamento próximo e de confiança com seus associados, conforme os princípios cooperativos que a distinguem das empresas privadas. A organização é bem lembrada e valorizada, refletindo a solidez desse vínculo. No entanto, apesar da importância do projeto, ele não é amplamente conhecido, indicando a necessidade de melhorar a comunicação para engajar mais pessoas.
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