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dc.contributor.advisorRudnicki, Carlise Porto Schneider
dc.creatorOuriques, Gustavo Weber
dc.date.accessioned2024-07-15T12:16:15Z
dc.date.available2024-07-15T12:16:15Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32305
dc.description.abstractThis experimental project aimed to explore and disseminate thrift store culture as a tool for raising awareness and disseminating knowledge about circular fashion and stimulating discussions about adherence to the practice of sustainable consumption in the city of Santa Maria, RS. The methodology adopted was based on the creation of specific content for the Instagram platform, highlighting the production of information related to fashion and circular economy, as well as the elaboration of a thrift store map in the locality. The theoretical foundation of the work we used essential concepts related to circular fashion, based on the authors McRobbie (2005), Ellen MacArthur Foundation, Kim, Jung and Lee (2021), Lipovetsky (1989), Hall (1968), Blackman (2005), Sull and Turconi (2008), and Tórtaro (2017). Organizational communication was approached based on the contributions of Kunsch (2014) and Baldissera (2009), while issues of social networks and interactivity were discussed in the light of Correa (2005 apud Terra, 2006), Amaral (2016), Blumer (1980 apud Amaral, 2016), Recuero (2009 apud Amaral, 2006), Ferreira and Chiareto (2021), Jenkins (2008), Terra (2006), and Georgieva A and Djoukanova A (2014). The analysis of metrics and social impact was adopted as an instrument for measuring the project, evaluating performance on social networks. By connecting theory and practice, the experiment highlighted the relevance of integrating academic studies and community service. Communication, in this context, emerges as a valuable tool for engaging the public, disseminating pertinent information and promoting positive changes. In the end, through experimentation, a means was established for the community to take the first steps in adopting sustainable fashion practices, positively impacting thrift store culture and encouraging more conscious behaviors.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectModa circularpor
dc.subjectBrechóspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectInstagrampor
dc.titleMeu primeiro garimpo: moda circular e mapa de brechós em Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria. RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoO presente projeto experimental visou explorar e disseminar a cultura de brechós como uma ferramenta para a conscientização e a difusão de conhecimento sobre a moda circular e fomentar discussões sobre adesão à prática de consumo sustentável na cidade de Santa Maria, RS. A metodologia adotada fundamentou-se na criação de conteúdo específico para a plataforma Instagram, destacando-se a produção de informações relacionadas à moda e à economia circular, bem como a elaboração de um mapa de brechós na localidade. Para embasar teoricamente o trabalho, recorremos a conceitos essenciais relacionados à moda circular, com base nos autores McRobbie (2005), Ellen MacArthur Foundation, Kim, Jung e Lee (2021), Lipovetsky (1989), Hall (1968), Blackman (2005), Sull e Turconi (2008) e Tórtaro (2017). A comunicação organizacional foi abordada com base nas contribuições de Kunsch (2014) e Baldissera (2009), enquanto as questões de redes sociais e interatividade foram discutidas à luz de Correa (2005 apud Terra, 2006), Amaral (2016), Blumer (1980 apud Amaral, 2016), Recuero (2009 apud Amaral, 2006), Ferreira e Chiareto (2021), Jenkins (2008), Terra (2006) e Georgieva A e Djoukanova A (2014). A análise de métricas e impacto social foi adotada como instrumento para mensuração do projeto, avaliando o desempenho nas redes sociais. Ao conectar teoria e prática, o experimento evidenciou a relevância da integração entre estudos acadêmicos e serviço à comunidade. A comunicação, nesse contexto, emerge como uma ferramenta valiosa para engajar o público, disseminar informações pertinentes e promover mudanças positivas. Ao final, através da experimentação, instaurou-se um meio para que a comunidade dê os primeiros passos na adoção de práticas de moda sustentável, impactando positivamente a cultura de brechós e incentivando comportamentos mais conscientes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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