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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorFrantz, Rodrigo Molina
dc.date.accessioned2024-07-15T12:17:57Z
dc.date.available2024-07-15T12:17:57Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32307
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the process of inclusion of people with disabilities in higher education at the Federal University of Santa Maria/RS. In order to reference the study, the socio-historical context of Brazilian public educational policies aimed at the disabled population will be addressed through the implementation of normative acts that enable the right to education; as well as understanding the strategies used by UFSM for the inclusion of this public in the academic sphere. In this way, this work is guided by qualitative research, whose methodological procedures are directed towards bibliographical research, delimited by the productions carried out at UFSM that discuss the subject in question between the years 2015 to 2023; as well as a documentary survey carried out at UFSM's Manancial, in educational legislation specific to the object and those specific to the University. Only five (05) papers were included after exclusion criteria were used, taking into account their descriptors, titles and keywords. Thus, the work is divided into two parts: the first focuses on the process of creating and implementing public educational policies in the Brazilian context for People with Disabilities (PwD), specifically in Higher Education, pointing out descriptively and quantitatively the affirmative policies consistent with the offer of vacancies at national level and; the second part focuses on the implementation of Higher Education for PwD at UFSM, pointing out the perspectives and challenges posed for the realization of Specialized Educational Assistance (AEE) as an enabler of the right to Education. The comprehensive analysis of the five studies reveals a complex and multifaceted scenario in the context of the inclusion of people with disabilities in higher education. The studies reveal persistent challenges, from the lack of resources and adequate structure, including architectural barriers and the lack of assistive technologies, to the urgent need for adequate training and qualification of professionals involved in Special Education. The advances identified, such as the presence of Accessibility Centers and the promotion of affirmative action, are promising signs. However, the progress of these practices faces substantial obstacles.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusiva; Educação Especial; Ensino Superior; PCD; UFSMpor
dc.titleA inclusão do acadêmico da Educação Especial no Ensino Superior: um estudo bibliográfico na UFSMpor
dc.title.alternativeTHE INCLUSION OF SPECIAL EDUCATION STUDENTS IN HIGHER EDUCATION: A BIBLIOGRAPHICAL STUDY AT UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO presente estudo tem como meta realizar uma análise acerca do processo de inclusão das pessoas com deficiência no âmbito do Ensino Superior na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Para referenciar o estudo será abordado o contexto sóciohistórico das políticas públicas educacionais brasileiras direcionadas a população com Deficiência por intermédio da efetivação dos atos normativos viabilizadores dos direitos à Educação; bem como compreender as estratégias utilizadas pela UFSM para a inclusão desse público no âmbito acadêmico. Desta maneira, o referido trabalho é norteado pela pesquisa qualitativa, cujos procedimentos metodológicos direcionam-se para a pesquisa bibliográfica, delimitada pelas produções realizadas na UFSM que discutem a temática em questão entre os anos de 2015 a 2023; bem como um levantamento documental realizado no Manancial da UFSM, nas legislações educacionais específicas ao objeto e aquelas próprias da Universidade. Foram contemplados apenas 05 (cinco) trabalhos, após a utilização de critérios de exclusão levando em consideração os seus descritores, títulos e palavras chaves. Assim, o trabalho encontra-se dividido em duas partes: a primeira, direciona-se para o processo da criação e efetivação das políticas públicas educacionais no contexto brasileiro para as Pessoas com Deficiência (PCD), especificamente, no Ensino Superior, apontando descritivamente e quantitativamente as políticas afirmativas condizentes a oferta de vagas no âmbito nacional e; a segunda parte, direciona-se para a efetivação da Educação Superior para as PCD na UFSM, apontando as perspectivas e os desafios postos para a concretização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como viabilizador do direito à Educação. A análise abrangente das cinco produções revela um cenário complexo e multifacetado no contexto da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Os estudos revelam desafios persistentes, desde a falta de recursos e estrutura adequada, incluindo barreiras arquitetônicas e a carência de tecnologias assistivas, até a necessidade premente de formação e capacitação adequada dos profissionais envolvidos na Educação Especial. Os avanços identificados, como a presença de Núcleos de Acessibilidade e a promoção de ações afirmativas, são indicativos promissores. No entanto, o progresso dessas práticas enfrenta obstáculos substanciais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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