dc.creator | D’Avila, Yasmin Daniella | |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T13:11:47Z | |
dc.date.available | 2024-07-24T13:11:47Z | |
dc.date.issued | 2024-06-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32456 | |
dc.description.abstract | This master's research has as its central theme the teaching of local history. Starting from my
reality as a teacher in the municipality of Santa Cruz do Sul (RS), I propose a pedagogical
intervention based on the research problem “how the Script Theory presents itself as a
methodological possibility for the teaching-learning of Local History that values multiple
narratives?” To this end, I created a booklet that highlights the intervention proposal for
teaching local History, the final product of this research, using Documentary Theory based on
the ideas of screenwriter Syd Field, designed and adapted for High School. To support this
discussion, I depart from the theoretical perspective of decolonial and countercolonial studies,
problematizing the importance of telling other stories about the constitution of localities,
which can interrogate hegemonic narratives and involve students in a study of their realities
as historical subjects. The proposition was also used in the classroom during a teaching
practice with a 2nd year high school class at a state school. Observations about the practice
were analyzed and it was possible to conclude the feasibility of its application. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | História local | por |
dc.subject | Decolonialidade | por |
dc.subject | Teoria do roteiro | por |
dc.subject | Teaching history | eng |
dc.subject | Local history | eng |
dc.subject | Decoloniality | eng |
dc.subject | Script theory | eng |
dc.title | A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história | por |
dc.title.alternative | Script theory as a methodological possibility for history teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de mestrado tem como tema central o ensino de História local. Partindo da
minha realidade enquanto docente do município de Santa Cruz do Sul (RS), proponho uma
intervenção pedagógica a partir da problemática de pesquisa “como a Teoria do Roteiro
apresenta-se enquanto possibilidade metodológica para o ensino-aprendizagem da História
Local que valorize múltiplas narrativas?” Para tal, construí uma cartilha que evidencia a
proposta de intervenção para o ensino de História local, produto final desta pesquisa,
utilizando a Teoria do Documentário a partir das ideias do roteirista Syd Field, pensada e
adaptada para o Ensino Médio. Para fundamentar essa discussão, parto da perspectiva teórica
dos estudos decoloniais e contracoloniais, problematizando a importância de contar outras
histórias sobre a constituição das localidades, que possam indagar narrativas hegemônicas e
envolver os educandos em um estudo de suas realidades enquanto sujeitos históricos. A
proposição foi utilizada também em sala de aula durante uma prática docente com uma turma
de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual. As observações sobre a prática
foram analisadas e foi possível concluir a viabilidade de sua aplicação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Witter, Nikelen Acosta | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8774179848468670 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, João Manuel Casquinha Malaia | |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Muriel Rodrigues de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5259949878876098 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |