Mostrar registro simples

dc.creatorD’Avila, Yasmin Daniella
dc.date.accessioned2024-07-24T13:11:47Z
dc.date.available2024-07-24T13:11:47Z
dc.date.issued2024-06-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32456
dc.description.abstractThis master's research has as its central theme the teaching of local history. Starting from my reality as a teacher in the municipality of Santa Cruz do Sul (RS), I propose a pedagogical intervention based on the research problem “how the Script Theory presents itself as a methodological possibility for the teaching-learning of Local History that values multiple narratives?” To this end, I created a booklet that highlights the intervention proposal for teaching local History, the final product of this research, using Documentary Theory based on the ideas of screenwriter Syd Field, designed and adapted for High School. To support this discussion, I depart from the theoretical perspective of decolonial and countercolonial studies, problematizing the importance of telling other stories about the constitution of localities, which can interrogate hegemonic narratives and involve students in a study of their realities as historical subjects. The proposition was also used in the classroom during a teaching practice with a 2nd year high school class at a state school. Observations about the practice were analyzed and it was possible to conclude the feasibility of its application.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória localpor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectTeoria do roteiropor
dc.subjectTeaching historyeng
dc.subjectLocal historyeng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.subjectScript theoryeng
dc.titleA teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de históriapor
dc.title.alternativeScript theory as a methodological possibility for history teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado tem como tema central o ensino de História local. Partindo da minha realidade enquanto docente do município de Santa Cruz do Sul (RS), proponho uma intervenção pedagógica a partir da problemática de pesquisa “como a Teoria do Roteiro apresenta-se enquanto possibilidade metodológica para o ensino-aprendizagem da História Local que valorize múltiplas narrativas?” Para tal, construí uma cartilha que evidencia a proposta de intervenção para o ensino de História local, produto final desta pesquisa, utilizando a Teoria do Documentário a partir das ideias do roteirista Syd Field, pensada e adaptada para o Ensino Médio. Para fundamentar essa discussão, parto da perspectiva teórica dos estudos decoloniais e contracoloniais, problematizando a importância de contar outras histórias sobre a constituição das localidades, que possam indagar narrativas hegemônicas e envolver os educandos em um estudo de suas realidades enquanto sujeitos históricos. A proposição foi utilizada também em sala de aula durante uma prática docente com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual. As observações sobre a prática foram analisadas e foi possível concluir a viabilidade de sua aplicação.por
dc.contributor.advisor1Witter, Nikelen Acosta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774179848468670por
dc.contributor.referee1Santos, João Manuel Casquinha Malaia
dc.contributor.referee2Freitas, Muriel Rodrigues de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5259949878876098por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International