Ferramentas online de autoria e a prática educomunicativa de editoração no ensino de língua portuguesa
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Data
2024-04-30Primeiro coorientador
Barcellos, Marilia de Araujo
Primeiro membro da banca
Costa, Alan Ricardo
Segundo membro da banca
Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa, vinculada ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, tem como objetivo analisar as diferentes práticas de uso e apropriações de ferramentas online de autoria por professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Alegrete. Esta dissertação possui abordagem qualitativa, exploratória e aplicada. Como teoria de base foram utilizados referenciais sobre a Sociedade em Rede, Ensino de Línguas, Educomunicação e Editoração. Para a metodologia optou-se pela coleta de dados por meio de questionário online e entrevistas semiestruturadas abertas com professores e, posteriormente, foram analisados os resultados a partir do arcabouço teórico delimitado. Por fim, com base nos resultados obtidos, foi elaborado um curso online com o intuito de promover a formação continuada de docentes sobre a prática de editoração de livros, por meio de ferramentas digitais, no contexto escolar, como forma de promover a autoria dos estudantes.
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