Gestão da educação (nova gestão pública na gestão da educação estadual)
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Date
2024-07-13Author
Silva, Geferson Gustavo Wagner Mota da
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A Pós-Nova Gestão Pública (Pós-NGP) busca novas abordagens para a administração pública
visando um Estado mais integrado e coeso, fundamentado na democracia e cidadania através
da participação social. No Brasil, as inovações governamentais federais, estaduais e municipais
refletem princípios da Pós-NGP, incluindo colaboração, parcerias, redes de serviços públicos,
visão holística, accountability, responsividade, participação, liderança, coordenação, governo
eletrônico e fortalecimento da burocracia. Esse movimento destaca a interação social e o
envolvimento de diversos stakeholders como base para a inovação administrativa. O presente
estudo investigou a percepção desses princípios por membros de uma escola estadual no Rio
Grande do Sul, utilizando metodologia qualitativa, com questionários semiabertos e análise
lexical, intermediada pelo software Iramuteq. Os 33 participantes, possuem majoritariamente
entre 44 e 59 anos, pós-graduados e atuantes em níveis operacionais e táticos, avaliaram
positivamente quase todos os princípios da Pós-NGP, havendo fragilidades relacionados a
coordenação, controle e accountability. Destacou-se ainda, em relação a gestão educacional
contemporânea, a necessidade de distinguir igualdade e equidade na distribuição de recursos
públicos em escolas deficitárias. O estudo demonstrou a viabilidade da implementação da Pós-
NGP em contextos educacionais, sugerindo futuras pesquisas com questionários em escala
Likert e expansão para outras regiões. Contribuições importantes foram feitas para aprimorar a
gestão educacional e fortalecer a participação de todos os interessados nas decisões públicas.
Collections
- Gestão Pública - EaD [339]
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