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dc.contributor.advisorPinto, Nelson Guilherme Machado
dc.creatorSilva, Geferson Gustavo Wagner Mota da
dc.date.accessioned2024-07-26T12:44:19Z
dc.date.available2024-07-26T12:44:19Z
dc.date.issued2024-07-13
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32496
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2024.por
dc.description.abstractPost-New Public Management (Post-NGP) seeks new approaches to public administration aiming for a more integrated and cohesive State, based on democracy and citizenship through social participation. In Brazil, federal, state and municipal government innovations reflect Post- NGP principles, including collaboration, partnerships, public service networks, holistic vision, accountability, responsiveness, participation, leadership, coordination, electronic government and strengthening bureaucracy. This movement highlights social interaction and the involvement of diverse stakeholders as the basis for administrative innovation. The present study investigated the perception of these principles by members of a state school in Rio Grande do Sul, using qualitative methodology, with semi-open questionnaires and lexical analysis, mediated by the Iramuteq software. The 33 participants, mostly between 44 and 59 years old, postgraduates and working at operational and tactical levels, positively evaluated almost all of the Post-NGP principles, with weaknesses related to coordination, control and accountability. In relation to contemporary educational management, the need to distinguish equality and equity in the distribution of public resources in deficit schools was also highlighted. The study demonstrated the feasibility of implementing Post-NGP in educational contexts, suggesting future research with Likert scale questionnaires and expansion to other regions. Important contributions were made to improve educational management and strengthen the participation of all interested parties in public decisions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPós-nova gestão públicapor
dc.subjectEstudo qualitativopor
dc.subjectGestão pública educacionalpor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectPost-new public managementeng
dc.subjectQualitative studyeng
dc.subjectEducational public managementeng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.titleGestão da educação (nova gestão pública na gestão da educação estadual)por
dc.title.alternativeEducation management (new public management in state education management)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoA Pós-Nova Gestão Pública (Pós-NGP) busca novas abordagens para a administração pública visando um Estado mais integrado e coeso, fundamentado na democracia e cidadania através da participação social. No Brasil, as inovações governamentais federais, estaduais e municipais refletem princípios da Pós-NGP, incluindo colaboração, parcerias, redes de serviços públicos, visão holística, accountability, responsividade, participação, liderança, coordenação, governo eletrônico e fortalecimento da burocracia. Esse movimento destaca a interação social e o envolvimento de diversos stakeholders como base para a inovação administrativa. O presente estudo investigou a percepção desses princípios por membros de uma escola estadual no Rio Grande do Sul, utilizando metodologia qualitativa, com questionários semiabertos e análise lexical, intermediada pelo software Iramuteq. Os 33 participantes, possuem majoritariamente entre 44 e 59 anos, pós-graduados e atuantes em níveis operacionais e táticos, avaliaram positivamente quase todos os princípios da Pós-NGP, havendo fragilidades relacionados a coordenação, controle e accountability. Destacou-se ainda, em relação a gestão educacional contemporânea, a necessidade de distinguir igualdade e equidade na distribuição de recursos públicos em escolas deficitárias. O estudo demonstrou a viabilidade da implementação da Pós- NGP em contextos educacionais, sugerindo futuras pesquisas com questionários em escala Likert e expansão para outras regiões. Contribuições importantes foram feitas para aprimorar a gestão educacional e fortalecer a participação de todos os interessados nas decisões públicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [317]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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