dc.contributor.advisor | Pinto, Nelson Guilherme Machado | |
dc.creator | Silva, Geferson Gustavo Wagner Mota da | |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T12:44:19Z | |
dc.date.available | 2024-07-26T12:44:19Z | |
dc.date.issued | 2024-07-13 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32496 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | Post-New Public Management (Post-NGP) seeks new approaches to public administration
aiming for a more integrated and cohesive State, based on democracy and citizenship through
social participation. In Brazil, federal, state and municipal government innovations reflect Post-
NGP principles, including collaboration, partnerships, public service networks, holistic vision,
accountability, responsiveness, participation, leadership, coordination, electronic government
and strengthening bureaucracy. This movement highlights social interaction and the
involvement of diverse stakeholders as the basis for administrative innovation. The present
study investigated the perception of these principles by members of a state school in Rio Grande
do Sul, using qualitative methodology, with semi-open questionnaires and lexical analysis,
mediated by the Iramuteq software. The 33 participants, mostly between 44 and 59 years old,
postgraduates and working at operational and tactical levels, positively evaluated almost all of
the Post-NGP principles, with weaknesses related to coordination, control and accountability.
In relation to contemporary educational management, the need to distinguish equality and
equity in the distribution of public resources in deficit schools was also highlighted. The study
demonstrated the feasibility of implementing Post-NGP in educational contexts, suggesting
future research with Likert scale questionnaires and expansion to other regions. Important
contributions were made to improve educational management and strengthen the participation
of all interested parties in public decisions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pós-nova gestão pública | por |
dc.subject | Estudo qualitativo | por |
dc.subject | Gestão pública educacional | por |
dc.subject | Administração pública | por |
dc.subject | Post-new public management | eng |
dc.subject | Qualitative study | eng |
dc.subject | Educational public management | eng |
dc.subject | Public administration | eng |
dc.title | Gestão da educação (nova gestão pública na gestão da educação estadual) | por |
dc.title.alternative | Education management (new public management in state education management) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A Pós-Nova Gestão Pública (Pós-NGP) busca novas abordagens para a administração pública
visando um Estado mais integrado e coeso, fundamentado na democracia e cidadania através
da participação social. No Brasil, as inovações governamentais federais, estaduais e municipais
refletem princípios da Pós-NGP, incluindo colaboração, parcerias, redes de serviços públicos,
visão holística, accountability, responsividade, participação, liderança, coordenação, governo
eletrônico e fortalecimento da burocracia. Esse movimento destaca a interação social e o
envolvimento de diversos stakeholders como base para a inovação administrativa. O presente
estudo investigou a percepção desses princípios por membros de uma escola estadual no Rio
Grande do Sul, utilizando metodologia qualitativa, com questionários semiabertos e análise
lexical, intermediada pelo software Iramuteq. Os 33 participantes, possuem majoritariamente
entre 44 e 59 anos, pós-graduados e atuantes em níveis operacionais e táticos, avaliaram
positivamente quase todos os princípios da Pós-NGP, havendo fragilidades relacionados a
coordenação, controle e accountability. Destacou-se ainda, em relação a gestão educacional
contemporânea, a necessidade de distinguir igualdade e equidade na distribuição de recursos
públicos em escolas deficitárias. O estudo demonstrou a viabilidade da implementação da Pós-
NGP em contextos educacionais, sugerindo futuras pesquisas com questionários em escala
Likert e expansão para outras regiões. Contribuições importantes foram feitas para aprimorar a
gestão educacional e fortalecer a participação de todos os interessados nas decisões públicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |