Gestão escolar e estratégias na abordagem das questões de violência nas escolas
Abstract
O estudo acerca do tema tem a finalidade de mostrar a dinâmica educacional pública, as questões de violência nas escolas, às ações do núcleo gestor ao enfrentamento do problema, a diferença socioeducacional no âmbito do Sistema Educacional Público, as ações públicas no combate e erradicação da violência e a participação dos pais como coautores do processo educacional dos filhos.
A pesquisa tem por base, as percepções dos alunos, corpo docente e a família que anunciam preocupação, medo e vontade de melhoria em amplo sentido, especialmente, nas diferenças existentes entre escolas do próprio Sistema Público de Educação, como também, desejam políticas públicas na solução dos problemas.
Outros fatores do meio educacional são enfatizados na voz dos docentes, como a falta de profissionais da área psicopedagógica que exercem função especifica que podem contribuir significativamente no processo educacional, fazendo intervenções, diagnósticos para detectar e tratar os muitos casos que tomam corpo extenso por falta de acompanhamento adequado aos alunos no seio da escola e, projetos junto aos pais na perspectiva de conscientizá-los quanto à importância dos estudos dos filhos e acompanhamento no dia a dia escolar para melhorar o desempenho do aluno e a qualidade do ensino. Evidenciam-se instituições públicas diferenciadas, umas com ensino-aprendizagem qualitativo, outras com deficiência. As abordagens dos temas são relevantes, visto que a problemática atinge a sociedade em geral e é assunto de alcance mundial esboçado na ampla literatura nacional e internacional especializada. É motivo de preocupação, especialmente, dos que compõem o quadro educacional: alunos, docentes, pais e funcionários.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]