dc.creator | Pascoal, Paula Taiane | |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T13:42:03Z | |
dc.date.available | 2024-08-01T13:42:03Z | |
dc.date.issued | 2024-07-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32567 | |
dc.description.abstract | Considering the deformability of the layers that make up the pavement is essential for proper
design and to avoid pathological manifestations such as fatigue cracking and rutting. In the case
of subgrade soils, which are subject to seasonality, attention must be paid to variations in
behavior in the face of changes during the useful life and demands of the pavement. The aim of
this thesis was to evaluate the soils used in the subgrade of the BR 116/RS, both in the laboratory
and in the field. To this end, an experimental program was developed to characterize the elastic
and plastic behavior of the materials under different humidity conditions, associated with the
monitoring of sections with emphasis on rutting and subgrade humidity measurements. To
simulate the moisture variation ranges that the materials could be subjected to in the field,
drying and wetting paths of ±2% and ±4% were imposed on the post-compaction samples. Thus,
it was possible to identify different behaviors in terms of resilient modulus and permanent
deformation, verifying gains in stiffness with drying and the susceptibility of each material to
lose stiffness and increase permanent deformation with access to post-compaction moisture.
Based on the elastic and plastic parameters of the soil conditions evaluated, as well as the other
components of the pavement, it was possible to predict the behavior of the monitored sections
using the MeDiNa software, which was compared with the actual performance of the different
segments. It was found that on the sections where the subgrade showed greater variations in
humidity, the forecast and the measured mechanical performance were different, while on the
sections where humidity tended to balance, the forecast is consistent with the performance to
date. In addition, a soil characterization methodology was developed using rheometric tests to
understand the stiffness of compacted soils under different post-compaction conditions. This
methodology proved promising for identifying the stiffness at small deformations, making it
possible to use it for prior characterization or for selecting suitable materials for use in subgrade. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Módulo de resiliência | por |
dc.subject | Deformação permanente | por |
dc.subject | Afundamento de trilha de roda | por |
dc.subject | MeDiNa | por |
dc.subject | Reologia | por |
dc.subject | Resilient modulus | eng |
dc.subject | Permanent deformation | eng |
dc.subject | Rutting | eng |
dc.subject | Rheology | eng |
dc.title | Deformabilidade de subleitos de trechos monitorados da BR 116/RS considerando variações de umidade em laboratório e campo | por |
dc.title.alternative | Subgrade deformability of monitored sections of BR 116/RS considering humidityvariations in the laboratory and field | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Considerar a deformabilidade das camadas que compõem o pavimento é essencial para o
dimensionamento adequado e para evitar a manifestação patológicas, como trincamento por
fadiga e afundamento de trilha de roda. Se tratando dos solos de subleito, os quais estão sujeitos
a sazonalidades, deve-se atentar as variações no comportamento frente às mudanças durante a
vida útil e solicitações do pavimento. A presente tese objetivou avaliar solos empregados em
subleitos da duplicação da BR 116/RS, no âmbito laboratorial e em campo. Para isso, o
programa experimental foi desenvolvido para a caracterização dos materiais frente ao
comportamento elástico e plástico em diferentes condições de umidade, associado ao
monitoramento de trechos com ênfase no afundamento de trilha de roda e a aferições da
umidade do subleito. Para simular as faixas de variação de umidade que os materiais poderiam
estar sujeitos em campo, trajetórias de secagem e umedecimento em ±2% e ±4% foram impostas
nas amostras pós-compactação. Assim, foi possível identificar diferentes comportamentos
quanto ao módulo de resiliência e a deformação permanente, verificando ganhos de rigidez com
a secagem e a suscetibilidade de cada material em perder rigidez e aumentar a deformação
permanente com o acesso de umidade pós-compactação. A partir dos parâmetros elásticos e
plástico das condições avaliadas dos solos, bem como dos demais constituintes do pavimento,
foi possível realizar a previsão do comportamento dos trechos monitorados por intermédio do
software MeDiNa, que fora confrontada com o desempenho real dos diferentes segmentos. Foi
constatado que, nos trechos em que o subleito apresentou maiores variações de umidade, a
previsão e o desempenho mecânico aferido foram destoantes, ao passo que nos trechos que a
umidade tendeu ao equilíbrio, a previsão está coerente aos desempenhos até o presente
momento. Complementar a isso, uma metodologia para caracterização dos solos foi
desenvolvida utilizando ensaios reométricos, a fim de compreender a rigidez dos solos
compactados frente a diferentes condições pós-compactação. Essa metodologia demonstrou-se
promissora para identificação da rigidez em pequenas deformações, possibilitando utilizá-la
para caracterização prévia ou na seleção de materiais adequados para o emprego em subleitos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Baroni, Magnos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4977419778481897 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Specht, Luciano Pivoto | |
dc.contributor.referee1 | Farias, Marcio Muniz de | |
dc.contributor.referee2 | Mello, Luiz Guilherme Rodrigues de | |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Deividi da Silva | |
dc.contributor.referee4 | Bueno, Lucas Dotto | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1255803160730856 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |