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dc.contributor.advisorFernandes, Daianne Freires
dc.creatorCarvalho, Francisco Antonio Costa de
dc.date.accessioned2024-08-02T20:56:21Z
dc.date.available2024-08-02T20:56:21Z
dc.date.issued2024-07-01
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32610
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2024.por
dc.description.abstractObjective: To analyze policies for integrating autistic employees into their designated roles in order to tailor work to their specific strengths and operate inclusively. Method: This study is a bibliographic, qualitative, and exploratory study. Databases from the CAPES Journal Portal, Scielo, and journals classified under Qualis/CAPES were utilized. The document analysis was conducted through the Federal Legislation Portal via the official Planalto website. Results: The results revealed that professionals with ASD have specific adaptation needs, and it is necessary to have good people management focused on the development, evolution, and retention of these professionals. Additionally, despite the existence of laws and policies that ensure the inclusion of people with ASD in the workforce, it was noted that this is still not happening as it should. Conclusion: Unfortunately, the inclusion of autistic individuals in the workplace has proven to be inadequate and exclusionary. Therefore, more inclusive policies are essential to integrate employees with ASD into their designated roles and the work environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutismopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAmbiente profissionalpor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectProfessional environmenteng
dc.titleInserção de pessoas com autismo no ambiente profissional: uma análise das estratégias e políticas de inclusão/acessibilidadepor
dc.title.alternativeIntegration of people with autism into the professional environment: an analysis of inclusion/accessibility strategies and policieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Candelária, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoObjetivo: Analisar as políticas para integrar servidores autistas em suas funções designadas, a fim de adequar o trabalho às suas potencialidades específicas e, dessa forma, atuar de maneira inclusiva. Método: Este estudo é um estudo bibliográfico, qualitativo e exploratório. Foram utilizadas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES, Scielo e revistas classificadas no Qualis/CAPES. A análise documental foi conduzida junto ao Portal da Legislação Federal, através do site oficial do Planalto. Resultados: Os resultados revelaram que os profissionais com TEA possuem necessidades de adaptações específicas, e ser necessário uma boa gestão de pessoas direcionada ao desenvolvimento, à evolução e à permanência destes profissionais. Além disso, apesar da existência de legislações e de políticas que garantem a inclusão das pessoas com TEA no mercado de trabalho, percebeu-se que isso ainda não ocorre de fato como deveria. Conclusão: Infelizmente, a inclusão de pessoas autistas no ambiente profissional demonstrou-se insuficiente e excludente. Diante disso, são fundamentais mais políticas inclusivas para integrar servidores com TEA em suas funções designadas e no ambiente laboral.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [328]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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