dc.contributor.advisor | Fernandes, Daianne Freires | |
dc.creator | Carvalho, Francisco Antonio Costa de | |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T20:56:21Z | |
dc.date.available | 2024-08-02T20:56:21Z | |
dc.date.issued | 2024-07-01 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32610 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | Objective: To analyze policies for integrating autistic employees into their designated roles in
order to tailor work to their specific strengths and operate inclusively. Method: This study is
a bibliographic, qualitative, and exploratory study. Databases from the CAPES Journal Portal,
Scielo, and journals classified under Qualis/CAPES were utilized. The document analysis
was conducted through the Federal Legislation Portal via the official Planalto website.
Results: The results revealed that professionals with ASD have specific adaptation needs, and
it is necessary to have good people management focused on the development, evolution, and
retention of these professionals. Additionally, despite the existence of laws and policies that
ensure the inclusion of people with ASD in the workforce, it was noted that this is still not
happening as it should. Conclusion: Unfortunately, the inclusion of autistic individuals in the
workplace has proven to be inadequate and exclusionary. Therefore, more inclusive policies
are essential to integrate employees with ASD into their designated roles and the work
environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Ambiente profissional | por |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Professional environment | eng |
dc.title | Inserção de pessoas com autismo no ambiente profissional: uma análise das estratégias e políticas de inclusão/acessibilidade | por |
dc.title.alternative | Integration of people with autism into the professional environment: an analysis of inclusion/accessibility strategies and policies | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Candelária, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | Objetivo: Analisar as políticas para integrar servidores autistas em suas funções designadas, a
fim de adequar o trabalho às suas potencialidades específicas e, dessa forma, atuar de maneira
inclusiva. Método: Este estudo é um estudo bibliográfico, qualitativo e exploratório. Foram
utilizadas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES, Scielo e revistas classificadas
no Qualis/CAPES. A análise documental foi conduzida junto ao Portal da Legislação Federal,
através do site oficial do Planalto. Resultados: Os resultados revelaram que os profissionais
com TEA possuem necessidades de adaptações específicas, e ser necessário uma boa gestão
de pessoas direcionada ao desenvolvimento, à evolução e à permanência destes profissionais.
Além disso, apesar da existência de legislações e de políticas que garantem a inclusão das
pessoas com TEA no mercado de trabalho, percebeu-se que isso ainda não ocorre de fato
como deveria. Conclusão: Infelizmente, a inclusão de pessoas autistas no ambiente
profissional demonstrou-se insuficiente e excludente. Diante disso, são fundamentais mais
políticas inclusivas para integrar servidores com TEA em suas funções designadas e no
ambiente laboral. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |