Educação bilíngue no contexto da educação infantil: algumas reflexões perguntativas
Resumen
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas
Públicas e Gestão Educacional e foi desenvolvida para o Curso de Especialização
em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo
deste estudo foi traçar um panorama do ensino bilíngue nas escolas de Educação
Infantil da rede privada de Santa Maria, para tanto, com os objetivos específicos
buscou-se analisar as políticas públicas que norteiam e embasam essa prática
pedagógica, com ênfase na Educação Infantil, identificar estudos que foram
publicados envolvendo essa perspectiva de ensino e por fim, realizar um
mapeamento das escolas de Educação Infantil no munícipio de Santa Maria que
implementaram o ensino bilíngue em seu currículo. Esta investigação caracterizouse
como uma pesquisa qualitativa e documental considerando o mapeamento que
foi realizado e a análise das políticas públicas que norteiam e embasam o ensino
bilíngue nas escolas particulares de Educação Infantil do munícipio de Santa Maria.
Discorremos sobre as políticas públicas e suas definições no que se refere à
educação bilíngue, apresentamos o resultado das buscas por pesquisas
encontradas no banco de dados da Capes e artigos na base de dados SciELO que
envolvem a educação bilíngue e Educação Infantil e apresentamos o mapeamento
das escolas particulares de Educação Infantil do município de Santa Maria que
adotam propostas bilíngues em seu currículo. Ao final desta pesquisa, concluímos
que muitos questionamentos ainda estão ativos em nossas reflexões, o crescimento
do mercado de escolas com propostas bilíngues é uma tendência da rede privada, e
como fica a formação de professores para atuar nessa proposta? A educação
bilíngue precoce é favorável para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos? As
escolas com propostas bilíngues estão considerando os processos de aprendizagem
antes dos resultados? Como podemos pensar em uma educação bilíngue utilizando
livros didáticos compondo nossas proposições com ambientes que acolhem,
instigam e impulsionam? Assim, tendo como base os movimentos reflexivos que
propusemos realizar, o nosso objetivo foi alcançado. Logo, estes movimentos
deixam em aberto inúmeras possibilidades de debates, pois temos a convicção de
que muitas inquietações ainda precisam ser estudadas e aprofundadas.
Colecciones
- Gestão Educacional [290]
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