Do conto ao encanto pela linha do trem: a valorização do patrimônio cultural local junto à educação infantil de Restinga Sêca – RS
Date
2024-03-11Primeiro coorientador
Carvalho, Luciomar de
Primeiro membro da banca
Lubeck, Elisa
Segundo membro da banca
Pedrazzi, Fernanda Kieling
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em
Patrimônio Cultural da Universidade Federal Santa Maria, na área e linha de
pesquisa em História e Patrimônio Cultural. Seu objetivo principal é estimular a
educação patrimonial na Educação Infantil do município de Restinga Sêca – RS,
promovendo a preservação da identidade cultural local e ancora-se nos
pressupostos do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO. Pretende-se,
assim, despertar nas crianças da Educação Infantil o gosto pelo conhecimento
da cultura local, valendo-se da Estação Ferroviária de Restinga Sêca, a qual
possui um valor simbólico para o município, visto que foi o motor condutor para
o seu desenvolvimento local. Desse modo, busca-se, de forma lúdica, despertar
o conhecimento das crianças acerca da história do município, contribuindo para
uma maior compreensão e valorização do patrimônio cultural local. Utilizou-se a
técnica de contação de história, seguida de um workshop de desenho para falar
sobre o processo de construção da edificação, a emancipação do município,
entre outros, com o fito de incentivar as crianças a conhecer a história e a se
sentirem pertencentes à comunidade local. Para cumprir os propósitos
pretendidos, foi adotada uma metodologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica e
exploratória. A pesquisa qualitativa permitiu explorar as percepções, emoções e
experiências das crianças em relação ao patrimônio cultural local, enquanto a
pesquisa bibliográfica forneceu embasamento teórico para contextualizar
historicamente o sujeito “crianças”, na Estação Ferroviária e sua relação com o
desenvolvimento do município. A pesquisa exploratória possibilitou a
identificação de informações relevantes e a descoberta de novos aspectos da
história local que poderão ser compartilhados de forma lúdica com as crianças.
Dessa forma, o produto da dissertação busca promover uma experiência
significativa e prazerosa para as crianças, incentivando o aprendizado de forma
criativa e participativa. Essa abordagem despertou o interesse das crianças pela
história e patrimônio cultural de sua comunidade, contribuindo para a formação
de cidadãos mais conscientes e engajados com a preservação da identidade
cultural do município. Como resultado foi gerado um livro da história de Restinga
Sêca/RS, ilustrado pelas crianças de 5 anos, da escola Professor Edwaldo
Bernardo Hoffmann, com ênfase na Estação Férrea local.
Collections
The following license files are associated with this item: