O papel dos monitores no contexto do TEA: uma análise nas escolas municipais da cidade de Santa Maria
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Data
2023-12-20Primeiro membro da banca
Matos, Maria Almerinda de Souza
Segundo membro da banca
Zanon, Regina Basso
Metadata
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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do
neurodesenvolvimento que afeta a área social, de comunicação e comportamental,
impactando nas relações sociais do indivíduo. Para o atendimento a esse público, são
necessárias intervenções para um melhor desenvolvimento. No contexto da educação
inclusiva, os profissionais que desenvolvem práticas pedagógicas com os alunos com
autismo são o professor regente, o Professor de Atendimento Educacional
Especializado (PAEE) e o Profissional de Apoio (PA). A presente pesquisa teve como
objetivo principal: Investigar algumas questões sobre os professores e os profissionais
de apoio, sendo elas: a) as diferentes nomenclaturas utilizadas para caracterizar o
profissional de apoio, suas atribuições e funções na escola e necessidades formativas;
b) quais as necessidades formativas dos professores, e possibilidade de
supervisionarem as práticas dos profissionais de apoio. Visando a alcançar o objetivo
supracitado, foram realizadas duas etapas metodológicas. Foi realizada uma revisão
da literatura para identificar evidências teóricas e documentais sobre esse profissional.
E em seguida, foi desenvolvida uma pesquisa empírica, utilizando o desenho de
Grupos Focais (GF). Os dados foram analisados, e a partir dos relatos dos
profissionais (PAEE e PA) e da revisão da literatura, construiu-se categorias para a
apresentação do conteúdo coletado, iniciando como, Nomenclatura, atribuições e
funções do PA, onde observou-se grande variação, tanto em relação a nomenclatura,
quanto ao que o PA desenvolve no âmbito escolar. Ainda, a segunda categoria,
intitulada, Necessidades formativas dos profissionais de educação especial e a
relação com os profissionais de apoio, se ramificam algumas subcategorias, iniciando
com o Papel desempenhado pelo profissional de apoio, relatando a partir dos mesmos
suas funções e atribuições dentro da escola. Em seguida, inicia-se falando das
Dificuldades dos PA em acompanhar o aluno com TEA, sendo relatado por eles,
situações que são vistas como desafios. Como subcategoria, tem-se a Desvalorização
do PA, onde questões a respeito da remuneração se sobresaem. Ainda dentro dessa
categoria, disserta-se sobre a Relação do PA, PAEE e Professor regente, observandose que há necessidade de ajustes e orientações para melhor vinculação entre esses
profissionais. Ademais, na categoria seguinte, versa-se sobre Obstáculos enfrentados
pelos PAEE em relação aos PA, abrangendo uma visão dos Professores do AEE,
quanto a situações desafiadoras com os PA. Dentro dessa categoria, ainda, discorrese sobre a Formação Necessária aos PA e PAEE, as quais observa-se ser
fundamental esse processo formativo aos profissionais, por fim, encerra-se com a
categoria nomeada, famílias, a qual abrange-se a importância parental no processo
de desenvolvimento do aluno com TEA, bem como no desempenho do trabalho
realizado na escola.
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