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dc.contributor.advisorFranchi, Claiton Moro
dc.creatorDias, Jackson William de Andrade
dc.date.accessioned2024-08-06T11:13:15Z
dc.date.available2024-08-06T11:13:15Z
dc.date.issued2023-07-26
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationDIAS, J. W. de A. Gamificação como estratégia de ensino: estudo de caso sobre a disciplina Informática Industrial “A”. 2023. 65 [6] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32634
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present work presents the documentation of the implementation of a complete game system, using gamification elements in the exposition of contents and in the construction of activities related to the discipline Industrial Informatics "A", offered by the Department of Electric Energy Processing and belonging to the current curriculum from the Control and Automation Engineering course at the Federal University of Santa Maria. Through a research on the resources available in several gamification platforms, the Classcraft virtual platform was defined for the construction of the main game environment and the Wordwall platform was used in the elaboration of auxiliary resources. The construction of the complete gamification environment is based on the programming and configuration of the resources present on the platforms and the creation of contents and activities that will be proposed to the students. The implementation of the game environment is based on a defined game map, where missions and steps are distributed that define the game path to be carried out. Aiming to maximize motivational effects in the teaching-learning process and based on well-defined and thoroughly documented concepts and references, the implementation of the complete gamification system has conclusive and reliable results.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEngenhariapor
dc.subjectAutomaçãopor
dc.subjectEngineeringeng
dc.subjectAutomationeng
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleGamificação como estratégia de ensino: estudo de caso sobre a disciplina Informática Industrial “A”.por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a documentação da implementação de um sistema completo de jogo, utilizando elementos de gamificação na exposição de conteúdos e na construção de atividades relacionadas à disciplina Informática industrial “A”, ofertada pelo Departamento de Processamento de Energia Elétrica e pertencente ao currículo vigente do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Maria. Através de uma pesquisa sobre os recursos disponíveis em diversas plataformas de gamificação, a plataforma virtual Classcraft foi definida para a construção do ambiente principal de jogo e a plataforma Wordwall foi utilizada na elaboração de recursos auxiliares. A construção do ambiente completo de gamificação baseia-se na programação e configuração dos recursos presentes nas plataformas e da criação de conteúdos e atividades que serão propostas aos alunos. A implementação do ambiente de jogo tem como base um mapa de jogo definido, por onde são distribuídas missões e etapas que definem o percurso de jogo a ser realizado. Visando maximizar efeitos motivacionais no processo de ensino-aprendizagem e tendo como base, conceitos e referências bem definidas e detalhadamente documentadas, a implementação do sistema completo de gamificação possui resultados conclusivos e confiáveis.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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