As convergências entre gestão escolar e o trabalho dos professores em escolas municipais de Santa Maria - RS
Abstract
Este trabalho surgiu de minha inquietação sobre como acontecem a gestão escolar e o trabalho dos professores identificando as convergências nesse processo.
Objetivou compreender, através do discurso dos gestores de escolas municipais do bairro Camobi em Santa Maria/RS, quais alternativas a escola busca para organizar o trabalho dos professores em uma perspectiva participativa e como estapossibilidade é contemplada na gestão escolar. Na minha compreensão, isso se dá devido as diferenças sociais e econômicas no país. Sendo assim, questiono como seria possível a gestão escolar atender as políticas públicas e evitar a desigualdade dentro do ambiente escolar. A pesquisa foi realizada com entrevistas abertas realizadas com sete profissionais que atuam na equipe diretiva de quatro escolas municipais. Foi uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com análise crítica. A gestão participativa propicia que a educação torne-se instigante a seus estudantes, uma vez que busca na sua realidade a compreensão e a reflexão para seus estudos. O trabalho dos professores encontra-se diretamente relacionado a essa participação, o qual partirá das decisões conjuntas sendo planejado para a realidade apresentada atendendo seus objetivos e perspectivas. Contudo, entendo que para que a educação aconteça para todos, é necessário a participação também de todos os envolvidos no ambiente escolar. Juntos, é possível refletir, pensar e com responsabilidade realizar as tomadas de decisões. Decisões estas que estarão a beneficio de todos, ora dos estudantes que estarão mais motivados e acolhidos no ambiente escolar, ora na sociedade que refletirá em cidadãos conscientes e também participativos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1003]