Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorTrevisan, Juliana
dc.date.accessioned2014-08-12T11:40:06Z
dc.date.available2014-08-12T11:40:06Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/327
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work appeared of my fidget on as the pertaining to school management and the work of the teachers happen identifying the convergences in this process. It objectified to understand, through the speech of the managers of municipal schools of the Camobi quarter in Santa Maria/RS, which alternatives the school searchs to organize the work of the teachers in a participation perspective and as this possibility is contemplated in the pertaining to school management. In my understanding, this if of had the social and economic differences in the country. Being thus, I question as the pertaining to school management would be possible to take care of the public politics and to inside prevent the inaquality of the pertaining to school environment. The research was carried through with carried through open interviews with seven professionals who act in the directive team of four municipal schools. It was a qualitative research, a study of case, with critical analysis. The participativa management propitiates that the education becomes instigante its students, a time that searchs in its reality the understanding and the reflection for its studies. The work of the teachers meets related directly to this participation, which will leave of the joint decisions being planned for the presented reality taking care of to its objectives and perspectives. However, I understand that so that the education happens for all, it is necessary the participation also of all the involved ones in the pertaining to school environment. Together, it is possible to reflect, to think and with responsibility to carry through the taking of decisions. Decisions these that will be I benefit it of all, however of the students who more will be motivated and received in the pertaining to school environment, however in the society that it will reflect in conscientious and also participations citizens.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectTrabalho dos professorespor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.titleAs convergências entre gestão escolar e o trabalho dos professores em escolas municipais de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeThe convergences between pertaining to school management and the work of the teachers in municipal schools of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polesine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho surgiu de minha inquietação sobre como acontecem a gestão escolar e o trabalho dos professores identificando as convergências nesse processo. Objetivou compreender, através do discurso dos gestores de escolas municipais do bairro Camobi em Santa Maria/RS, quais alternativas a escola busca para organizar o trabalho dos professores em uma perspectiva participativa e como estapossibilidade é contemplada na gestão escolar. Na minha compreensão, isso se dá devido as diferenças sociais e econômicas no país. Sendo assim, questiono como seria possível a gestão escolar atender as políticas públicas e evitar a desigualdade dentro do ambiente escolar. A pesquisa foi realizada com entrevistas abertas realizadas com sete profissionais que atuam na equipe diretiva de quatro escolas municipais. Foi uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com análise crítica. A gestão participativa propicia que a educação torne-se instigante a seus estudantes, uma vez que busca na sua realidade a compreensão e a reflexão para seus estudos. O trabalho dos professores encontra-se diretamente relacionado a essa participação, o qual partirá das decisões conjuntas sendo planejado para a realidade apresentada atendendo seus objetivos e perspectivas. Contudo, entendo que para que a educação aconteça para todos, é necessário a participação também de todos os envolvidos no ambiente escolar. Juntos, é possível refletir, pensar e com responsabilidade realizar as tomadas de decisões. Decisões estas que estarão a beneficio de todos, ora dos estudantes que estarão mais motivados e acolhidos no ambiente escolar, ora na sociedade que refletirá em cidadãos conscientes e também participativos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples