dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Trevisan, Juliana | |
dc.date.accessioned | 2014-08-12T11:40:06Z | |
dc.date.available | 2014-08-12T11:40:06Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/327 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work appeared of my fidget on as the pertaining to school management and the
work of the teachers happen identifying the convergences in this process. It
objectified to understand, through the speech of the managers of municipal schools
of the Camobi quarter in Santa Maria/RS, which alternatives the school searchs to
organize the work of the teachers in a participation perspective and as this possibility
is contemplated in the pertaining to school management. In my understanding, this if
of had the social and economic differences in the country. Being thus, I question as
the pertaining to school management would be possible to take care of the public
politics and to inside prevent the inaquality of the pertaining to school environment.
The research was carried through with carried through open interviews with seven
professionals who act in the directive team of four municipal schools. It was a
qualitative research, a study of case, with critical analysis. The participativa
management propitiates that the education becomes instigante its students, a time
that searchs in its reality the understanding and the reflection for its studies. The work
of the teachers meets related directly to this participation, which will leave of the joint
decisions being planned for the presented reality taking care of to its objectives and
perspectives. However, I understand that so that the education happens for all, it is
necessary the participation also of all the involved ones in the pertaining to school
environment. Together, it is possible to reflect, to think and with responsibility to carry
through the taking of decisions. Decisions these that will be I benefit it of all, however
of the students who more will be motivated and received in the pertaining to school
environment, however in the society that it will reflect in conscientious and also
participations citizens. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | Trabalho dos professores | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.title | As convergências entre gestão escolar e o trabalho dos professores em escolas municipais de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | The convergences between pertaining to school management and the work of the teachers in municipal schools of Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polesine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho surgiu de minha inquietação sobre como acontecem a gestão escolar e o trabalho dos professores identificando as convergências nesse processo.
Objetivou compreender, através do discurso dos gestores de escolas municipais do bairro Camobi em Santa Maria/RS, quais alternativas a escola busca para organizar o trabalho dos professores em uma perspectiva participativa e como estapossibilidade é contemplada na gestão escolar. Na minha compreensão, isso se dá devido as diferenças sociais e econômicas no país. Sendo assim, questiono como seria possível a gestão escolar atender as políticas públicas e evitar a desigualdade dentro do ambiente escolar. A pesquisa foi realizada com entrevistas abertas realizadas com sete profissionais que atuam na equipe diretiva de quatro escolas municipais. Foi uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com análise crítica. A gestão participativa propicia que a educação torne-se instigante a seus estudantes, uma vez que busca na sua realidade a compreensão e a reflexão para seus estudos. O trabalho dos professores encontra-se diretamente relacionado a essa participação, o qual partirá das decisões conjuntas sendo planejado para a realidade apresentada atendendo seus objetivos e perspectivas. Contudo, entendo que para que a educação aconteça para todos, é necessário a participação também de todos os envolvidos no ambiente escolar. Juntos, é possível refletir, pensar e com responsabilidade realizar as tomadas de decisões. Decisões estas que estarão a beneficio de todos, ora dos estudantes que estarão mais motivados e acolhidos no ambiente escolar, ora na sociedade que refletirá em cidadãos conscientes e também participativos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |