A arte contemporânea e suas memórias instáveis: a obra 200 Milhões de Anos: Árvore Pedra (2010), de Anna Barros
View/ Open
Date
2024-05-28Primeiro membro da banca
Flores, Daniel
Segundo membro da banca
Codevilla, Fernando
Terceiro membro da banca
Dora, Tamara Bueno
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese trata da atualização, preservação e arquivamento, da obra em Nanoarte 200
Milhões de Anos: Árvore Pedra (2010), da artista brasileira Anna Barros (1931-2013).
Defende-se a hipótese de que é possível salvaguardar um acervo de obras digitais
em um museu universitário, considerando as diretrizes de uma cadeia de custódia
segura. Tem-se como objetivo manter a obra apta para novas exposições. São
utilizadas publicações de Oliver Grau como referencial metodológico sobre a utilização
da topologia de arquivo e de memória a fim de estabelecer transformações no contexto
dos museus e das linguagens artísticas contemporâneas. A obra em Nanoarte marca
o início da coleção do Museu Arte Ciência Tecnologia - MACT/UFSM, que tem como
coordenadoras três professoras das áreas de Artes, Ciências e Informática. Inicia-se
com um breve histórico de museus e museus universitários com referenciais teóricos
e diretrizes do ICOM, e tem-se como ponto de partida a experiência do Museu de Arte
Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) no campo da preservação
em museus universitários, para logo tratar do MACT/UFSM, desde seu início enquanto
projeto até a inauguração do espaço físico. Faz-se uma retrospectiva profissional de
Anna Barros, e de alguns projetos artísticos, compondo uma trajetória desde a
graduação até o final de sua vida. São estudados aspectos de nanociência,
nanotecnologia e Nanoarte, assim como faz-se relações da obra de Barros com a
Indeterminação Visual de Robert Pepperell e o conceito de complexidade de Edgar
Morin. São apresentadas obras de Victoria Vesna e James Gimzewski, que foram
referência para as criações em Nanoarte da artista brasileira, mostrando algumas que
estão preservadas no Archive of Digital Art (ADA). São consideradas narrativas
analógicas e digitais, por meio do Grupo de Pesquisa Museum I+D+C, da Universidad
Complutense de Madrid, onde foi realizado um estágio de Doutorado Sanduíche no
Exterior (DSE), pois estas estratégias são utilizadas para tornar o espaço expositivo
mais inclusivo. Analisa-se a obra 200 Milhões de Anos: Árvore Pedra (2010),
características, montagem e detalhamento das peças, verificando quais partes são
mais vulneráveis, situando-a um contexto de preservação sistêmica, baseando-se nas
normativas internacionais. Consegue-se realizar a atualização da obra, aguardando a
liberação do uso do Tainacan por parte da universidade para, de fato, implementar
sua salvaguarda. Como contribuição, busca-se manter a memória social, auxiliando
na construção da história, por meio da História da Arte Contemporânea, para que as
obras digitais possam estar aptas para novas exposições.
Collections
The following license files are associated with this item: