Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLunardi, Elisiane Machado
dc.creatorSantos, Bruna Tatiéli Silva dos
dc.date.accessioned2024-08-20T14:21:02Z
dc.date.available2024-08-20T14:21:02Z
dc.date.issued2024-03-28
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32848
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2024.por
dc.description.abstractThis work is a study developed in the Specialization course in Educational Management, of the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management, at the Federal University of Santa Maria (UFSM) and presents a state of knowledge about the role of pedagogical coordination in the continued training of early childhood teachers. It is assumed that this professional constitutes an articulator of educational practices in educational institutions. With a view to improvements in the continued training and qualified performance of teachers inserted in the first stage of basic education. Therefore, the objectives are: To analyze scientific productions about the conceptions of coordinators regarding the continued training of early childhood educators; Identify the limitations faced by the pedagogical coordination of schools that serve early childhood for the continued training of teachers; Reflect on scientific productions, identifying the limits and possibilities of the role of pedagogical coordinators in promoting the continued training of early childhood education teachers. As a methodology, we chose to develop a State of Knowledge, which is characterized as a type of bibliographic research with a qualitative and exploratory approach, which investigates and analyzes research in a given area of knowledge, with the aim of establishing its current state ( MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021). Thus, it will allow us to know what has been researched on the topic of “the role of pedagogical coordination in the training of teachers in early childhood”. The results of the research highlight the importance of training coordinators to meet the demands in the pedagogical training of teachers, as well as improving the development of their profession for the benefit of the integral development of children. The need to expand studies, map the actors involved, understand how they act in order to face the advancement of research focused on the role of pedagogical coordination in the continued training of early childhood teachers is evident.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoordenador(a) pedagógico(a)por
dc.subjectFormação de professores(as)por
dc.subjectPrimeira infânciapor
dc.subjectEstado do conhecimentopor
dc.subjectPedagogical coordinatoreng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEarly childhoodeng
dc.subjectState of knowledgeeng
dc.titleO papel da coordenação pedagógica na formação continuada de professores(as) da primeira infânciapor
dc.title.alternativeThe role of pedagogical coordination in the continuing training of early childhood teacherseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo desenvolvido no curso Especialização em Gestão Educacional, do Programa Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta um estado do conhecimento sobre o papel da coordenação pedagógica na formação continuada de professores(as) da primeira infância. Parte-se do pressuposto de que este profissional se constitui articulador de práticas educacionais nas instituições de ensino. Tendo em vista, melhorias na formação continuada e atuação qualificada de professores(as) inseridos na primeira etapa da educação básica. Assim sendo, temse por objetivos: Analisar as produções científicas acerca das concepções de coordenadores(as) no que tange a formação continuada dos(as) educadores(as) da primeira infância; Identificar as limitações enfrentadas pela coordenação pedagógica das escolas que atendem a primeira infância para a formação continuada de professores(as); Refletir sobre as produções científicas, identificando os limites e possibilidades da atuação dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) no fomento da formação continuada dos(as) professores(as) da educação infantil. Como metodologia, optou-se por desenvolver um Estado do Conhecimento, que se caracteriza como um tipo de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e exploratória, que averigua e analisa as pesquisas de uma determinada área do conhecimento, com intuito de estabelecer o seu estado corrente (MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021). Assim, permitirá saber o que vem sendo pesquisado a respeito da temática acerca do “papel da coordenação pedagógica na formação de professores(as) na primeira infância”. Como resultados da pesquisa são apontados a importância da formação dos(as) coordenadores(as) para atender as demandas nas formações pedagógicas dos professores(as), bem como o aperfeiçoamento para o desenvolvimento de sua profissão em benefício do desenvolvimento integral das crianças. Fica evidente a necessidade de ampliar os estudos, mapear os atores envolvidos, compreender como atuam de modo a fazer frente ao avanço das pesquisas voltadas para o papel da coordenação pedagógica na formação continuada de professores(as) da primeira infância.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [293]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto