Mostrar registro simples

dc.creatorBordignon, Andressa
dc.date.accessioned2024-08-21T14:34:07Z
dc.date.available2024-08-21T14:34:07Z
dc.date.issued2024-03-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32860
dc.description.abstractThis study, from the Professional Master’s Course, of the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management at the Federal University of Santa Maria in Research Line 1 - Policies and Management of Basic Education, linked to Interfaces, group of Studies in Education, Technologies and Society addresses the issue of pedagogical coordination in the continuing education of elementary school teachers in Cachoeira do Sul. Its general objective is to analyze the performance of the pedagogical coordinators in the training of teachers in the municipal public network of fundamental education in Cachoeira do Sul through current public policies. On main objectives it prioritizes: to characterize the pedagogical coordinators who serve municipal public elementary schools in Cachoeira do Sul; to investigate the implications of the BNC continuing formation on the work of the pedagogical coordinator; to understand the conceptions of the pedagogical coordinator about training for the professional development of teachers; proposing a space for continuing education for the coordinators to work in the municipality and, based on this, create an action protocol for them to start a process of continuing education with groups of teachers. It is based on a research with a dialectic and qualitative approach - the case of study type, to be carried out in municipal elementary schools that attend the final years with the pedagogical coordinators and the pedagogical coordinators, using bibliographical research and semi-structured interviews. The theoretical framework is organized based on authors such as Libâneo (2003, 2012), Placco and Almeida (2012, 2013, 2015), Lima (2001) and others. The idealized product will be a Continuing Education Program for Pedagogical Coordinators and an Action Protocol for pedagogical coordination to organize the continuing education of teachers in schools, with the purpose of helping these managers in exercising their functions, contributing to continuing education in schools in a way that is meaningful for all educators.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subjectBNC formação continuadapor
dc.subjectPedagogical coordinationeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectBNC continuing educationeng
dc.titleCoordenação pedagógica e educação continuada dos professores do ensino fundamental: realidade ou utopia em Cachoeira do Sul?por
dc.title.alternativePedagogical coordination and continued education of the fundamental teachers: reality or utopia in Cachoeira do Sul?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 1 - Políticas e Gestão da Educação Básica, vinculado ao Interfaces - Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade, aborda a temática da atuação da coordenação pedagógica na educação continuada dos professores do ensino fundamental em Cachoeira do Sul. Tem por objetivo geral analisar a atuação do coordenador pedagógico na formação dos professores/as, da rede pública municipal de ensino fundamental de Cachoeira do Sul, através das políticas públicas. E por objetivos específicos prioriza: caracterizar os coordenadores pedagógicos que atendem as escolas públicas municipais de ensino fundamental de Cachoeira do Sul; investigar as implicações da BNC Formação Continuada no trabalho do coordenador pedagógico; compreender as concepções do coordenador pedagógico sobre a formação para o desenvolvimento profissional dos professores; e propor um espaço de educação continuada para os coordenadores em exercício no município e, a partir deste, elaborar um protocolo de atuação para os mesmos iniciarem o processo de educação continuada com o grupo de professores/as. A pesquisa seguiu os procedimentos metodológicos dialéticos, a partir de um grupo focal mediado por questões problematizadoras. O referencial teórico está organizado com base em autores como Libâneo (2012), Placco e Almeida (2012, 2013, 2015), Lima (2001) e outros. As participantes da pesquisa identificam a importância do espaço de educação continuada para os educadores, porém, destacam a dificuldade de proporcionar espaços realmente significativos, pois falta formação para elas, às vezes, o apoio da gestão escolar, e o entendimento dos professores/as de que esses momentos são importantes. Alegam uma sobrecarga de trabalho, por conta da falta de recursos humanos. O produto final é um Programa de Educação Continuada para Coordenadores e Coordenadoras Pedagógicas e um Protocolo de atuação para a coordenação pedagógica organizar a educação continuada dos docentes nas escolas, tendo por finalidade auxiliar esses gestores no exercício de suas funções, contribuindo para que a educação continuada nas escolas seja significativa para todos educadores.por
dc.contributor.advisor1Cecchin, Andréa Forgiarini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4684285806758483por
dc.contributor.referee1Almeida, Maria de Lourdes Pinto de
dc.contributor.referee2Brancher, Vantoir Roberto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0812790588429344por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International