dc.contributor.advisor | Zucatto, Luis Carlos | |
dc.creator | Malheiros, Romário Heitor | |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T11:31:00Z | |
dc.date.available | 2024-09-04T11:31:00Z | |
dc.date.issued | 2024-07-31 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32984 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | The NOB 01/96 of the Unified Health System (SUS) was the result of an intense debate and
negotiations that lasted about 2 years, with the participation of the three spheres of government.
It was through NOB 96 that the management conditions for the municipalities were determined,
that is, Management of Primary Care and Full Management of the Municipal System. The
objective of this study was to analyze how the process of implementing Full Management of
the Municipal Health System in Panambi/RS occurred. This study is a case study because it is
characterized as a health system and allows for deeper knowledge through documentary
analysis, with a qualitative approach. It is evident through the study that the implementation of
Full Management brought many achievements for management and users, since the wide range
of services offered, especially with regard to medium and high complexity, is a significant
differential. It is confirmed that Full Management is very well structured in Panambi, as it is a
bold, comprehensive and very resolute model, since it requires the local manager to implement
services and attributions of other federated entities, however, providing theSUS user with
access to primary and secondary level health services, participation in intermunicipal
agreements, better management performance through control, evaluation and auditing, as well
as autonomy to hire both public and private service providers and providing access to medical
specialties and highly complex exams in a shorter space of time. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Saúde | por |
dc.subject | Gestão plena | por |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | por |
dc.subject | Health | eng |
dc.subject | Full management | eng |
dc.subject | Health Unic System | eng |
dc.title | Processo de implementação da gestão plena do sistema municipal de saúde em Panambi/RS | por |
dc.title.alternative | Implementation process of full management of the municipal health system in Panambi/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A NOB 01/96 do Sistema Único de Saúde (SUS), foi resultado de um intenso debate e
negociações que duraram cerca de 2 anos, com a participação das três esferas de governo. Sendo
através da NOB 96 que ficou determinadas as condições de gestão para os municípios, ou seja,
Gestão da Atenção Básica e Gestão Plena do Sistema Municipal. O objetivo deste estudo foi
analisar como ocorreu o processo de implementação da Gestão Plena do Sistema Municipal de
Saúde em Panambi/RS. O presente estudo trata-se de um estudo de caso por se caracterizar
como um sistema de saúde e permitir aprofundar o conhecimento através da análise documental,
com abordagem qualitativa. Fica evidenciado através do estudo que a implementação da Gestão
Plena trouxe muitas conquistas para a gestão e usuários, pois a vasta gama de serviços ofertados,
especialmente no que tange a média e alta complexidade, trata-se de um diferencial
significativo. Confirma-se que a Gestão Plena está muito bem estruturada em Panambi, pois
trata-se de um modelo arrojado, abrangente e muito resolutivo, uma vez que obriga o gestor
local a implementar serviços e atribuições dos demais entes federados, porém, oportunizando
ao usuário do SUS que tenha acesso aos serviços de saúde de nível primário e secundário, a
participação em pactuações intermunicipais, um melhor desempenho da gestão através de
controle, avaliação e auditoria, bem como autonomia para contratar os prestadores de serviços
tanto públicos como privados e propiciando acesso as especialidades médicas e exames de alta
complexidade num espaço menor de tempo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |