dc.contributor.advisor | Lehnhart, Elite dos Reis | |
dc.creator | Brum, Vinícius da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T15:03:10Z | |
dc.date.available | 2024-09-05T15:03:10Z | |
dc.date.issued | 2024-07-31 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32991 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | The Brazilian Post and Telegraph Company (ECT), responsible for offering postal
and communication services throughout the country, is a network that covers all Brazilian
municipalities, and is fundamental for national development and integration, in addition to
facilitating international trade. In this sense, this study covers the operational modernization
process of Correios, particularly the adoption of the Standard Production Process Assessment
System (SAPPP), focusing on the Santa Maria/RS Letter and Parcel Processing Center Unit
(CTCE SMA), being therefore, the objective is to analyze the capacity of this unit to comply
with SAPPP certification requirements, identify strengths and obstacles, and propose
improvements to increase the efficiency and quality of the services provided. The methodology
used was descriptive and qualitative, covering documentary analysis and direct observation of
production processes. The results highlight areas in need of improvement, such as regulatory
compliance and operational efficiency, and propose recommendations to strengthen operational
practices, implement compliance control actions and invest in ongoing training. The study
concludes that CTCE Santa Maria has the potential to meet SAPPP requirements, but must
focus on specific actions to ensure high standards of quality and efficiency in its future
operations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Eficácia | por |
dc.subject | Eficiência | por |
dc.subject | Correios | por |
dc.subject | SAPPP | por |
dc.subject | Certificação | por |
dc.subject | Efficacy | eng |
dc.subject | Efficiency | eng |
dc.subject | Mail | eng |
dc.subject | Certification | eng |
dc.title | Proposta de melhorias na certificação do processo produtivo dos Correios | por |
dc.title.alternative | Possibilities for improvements in the Correios SAPPP certification process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), responsável por oferecer serviços postais
e de comunicação em todo o país é uma rede que cobre todos os municípios brasileiros, sendo
fundamental para o desenvolvimento e integração nacional, além de facilitar o comércio
internacional. Neste sentido, este estudo abrange o processo de modernização operacional dos
Correios, particularmente a adoção do Sistema de Avaliação do Processo Produtivo Padrão
(SAPPP), focando na Unidade Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas de Santa
Maria/RS (CTCE SMA), sendo assim, o objetivo é analisar a capacidade dessa unidade em
cumprir os requisitos de certificação do SAPPP, identificar forças e obstáculos, e propor
melhorias para aumentar a eficiência e qualidade dos serviços prestados. A metodologia
utilizada foi descritiva e qualitativa, abrangendo análise documental e observação direta dos
processos produtivos. Os resultados destacam áreas que precisam de melhorias, como
conformidade normativa e eficiência operacional, e propõem recomendações para fortalecer
práticas operacionais, implementar ações de controle de conformidade e investir em capacitação
contínua. O estudo conclui que o CTCE Santa Maria tem potencial para atender aos requisitos
do SAPPP, mas deve focar em ações específicas para garantir altos padrões de qualidade e
eficiência em suas operações futuras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |