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dc.contributor.advisorCampos, Simone Alves Pacheco de
dc.creatorBarrozo, Cris Pinheiro Corrêa
dc.date.accessioned2024-09-06T11:50:12Z
dc.date.available2024-09-06T11:50:12Z
dc.date.issued2024-07-19
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32996
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2024.por
dc.description.abstractThe aim of this article is to analyze the knowledge of managers involved in an administrative restructuring process regarding the potential use of Nonviolent Communication (NVC) as a human resource management tool, as well as their training needs to manage internal conflicts within their teams, with the aim of improving the organizational climate in the public sector, aiming at the quality of services provided to users. To this end, a qualitative exploratory study was conducted. Data were collected through semi-structured interviews with civil servants in management positions at the UFSM Training Center. The method used was content analysis, based on interpretive procedures and the retrieval of the research problem. After analyzing the data, it was possible to conclude that the interviewees understood the CNV as a management tool, important for training managers in conflict resolution. They were in favor of seeking and promoting training for secretarial staff in order to improve the organizational climate in the public sector, with the aim of improving the quality of the services provided.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectComunicação não violentapor
dc.subjectOrganizações públicaspor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectPeople managementeng
dc.subjectNon-violent communicationeng
dc.subjectPublic organizationseng
dc.subjectOrganizational communicationpor
dc.titleA comunicação não violenta como potencial ferramenta de mediação de conflitos: o caso das secretarias integradas da UFSMpor
dc.title.alternativeNon-violent communication as a potential tool for conflict mediation: the case of integrated secretariats of UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo analisar o conhecimento dos gestores envolvidos em um processo de reestruturação administrativa quanto à potencial utilização da Comunicação Não Violenta (CNV) como ferramenta de gestão de pessoas; bem como a sua necessidade de capacitação para administrar conflitos internos de suas equipes, visando a melhoria do clima organizacional nos setores públicos, objetivando qualidade nos serviços prestados ao usuário. Para tal, desenvolveu-se um estudo exploratório de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com servidores no cargo de gestão do Centro de Educação da UFSM. O método utilizado foi a análise de conteúdo, apoiando-se em procedimentos interpretativos e resgatando o problema da pesquisa. Após a análise dos dados foi possível inferir que os entrevistados entendem a CNV como uma ferramenta de gestão, importante na capacitação de gestores na resolução dos conflitos. mostrando-se favoráveis a buscar e incentivar treinamento para a equipe de servidores das secretarias, visando a melhoria do clima organizacional nos setores públicos, objetivando qualidade nos serviços prestados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [343]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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