Educação musical em contextos Montessori: narrativas de professores de música
Visualizar/ Abrir
Data
2024-09-12Autor
Mengarda, Beatrís Schmidt Faraco
Primeiro membro da banca
Fernandes, José Nunes
Segundo membro da banca
Garbosa, Luciane Wilke Freitas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação,
da linha de pesquisa Educação e Artes, e ao grupo de pesquisa NarraMus, da Universidade
Federal de Santa Maria. Tem como objetivo compreender os desafios, dilemas e construções
que permeiam a atuação de professores de música licenciados no contexto da Educação
Montessori. Buscou, ainda, conhecer a prática profissional realizada pelos professores de
música nas escolas Montessori e entender o funcionamento dos momentos, conceitos e
materiais musicais presentes nas aulas de música das instituições Montessori, com foco na
etapa da educação infantil. Nesse sentido, autores como Beyer (2005), Fernandes (2020),
Mateiro e Ilari (2012), Montessori (1965; 1984; 1987) e Pollard (1993) contribuíram para as
discussões desta pesquisa. Metodologicamente, a investigação, de natureza qualitativa
(BOGDAN; BIKLEN, 1994; MINAYO, 2012), é constituída por entrevista narrativa (RAVAGNOLI,
2018; JOVCHELOVITCH; BAUER; 2003; SOUZA, 2011). A análise dos dados fora realizada a
partir de transcrições das narrativas (JOSSO, 2010) dos professores de música. Ademais, o
processo compreensivo-interpretativo de Souza (2004; 2014) organizado em três tempos,
constrói a base para reflexão. Os resultados da pesquisa evidenciam que, apesar dos desafios
enfrentados pelos professores de música em escolas Montessori, suas trajetórias pessoais e
formativas, aliadas à busca por constante estudo, atualização e reflexão sobre a prática,
culminam em abordagens que não apenas favorecem o desenvolvimento das crianças, mas
também destacam a importância do ambiente preparado que estimula a autonomia e a
aprendizagem musical.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
Centro de educação infantil: explorando espaços didáticos através da Pedagogia Montessori na cidade de Cachoeira do Sul
Oliveira, Amanda Lisbôa de (2023-01-25)A educação Infantil é o primeiro contato da criança com o mundo, é a introdução da aprendizagem básica, que tem como propósito o desenvolvimento cognitivo infantil dos 0 aos 5 anos de idade. Para isso, a escola infantil ... -
Metodologias ativas na construção de espaços para o ensino público infanto juvenil em Cachoeira do Sul
Marchesan, Juliana Maria Zancan (2023-12-06)A educação é o primeiro contato do ser humano com o mundo e sua importância está atrelada ao ambiente de ensino. Uma boa arquitetura escolar é projetada visando cada particularidade de seus usuários, assim, potencializando ... -
Construindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais em grupo: experiências formativas na educação especial
Corrêa, Juliane Riboli (2013-03-06)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa ...