Mostrar registro simples

dc.creatorEncarnação, Rosiele Oliveira da
dc.date.accessioned2024-10-03T15:41:40Z
dc.date.available2024-10-03T15:41:40Z
dc.date.issued2024-08-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/33112
dc.description.abstractThe teaching-learning process in Science teaching is made up of a universe of meanings, contents, theories, social aspects, which bring challenges to its insertion in the school environment. In this context, Cinema emerges as a facilitating strategy, to assist in learning content in the area of Science teaching. Thus, this doctoral thesis aims to analyze the contributions of the Scaffolded Reading Experience articulated with the use of f movies, in the initial training of Science teachers. This study was organized into two stages: Bibliographical Research and Research on the training process. In Bibliographical Research, an analysis of academic production on Cinema in Science teaching was carried out, focusing on theses and dissertations. The results of this investigation demonstrated that the number of research on the topic is relatively small when compared to research carried out in Science teaching in general. Furthermore, the majority followed the qualitative methodology, of a pure nature, with a diversified technical procedure. Subsequently, Research on the training process was developed, in which a training course was carried out “Cinema as a teaching tool in teacher training”, for members of the Pedagogical Residency Program - preceptors and residents - of an Educational Institution Higher. The results of this moment indicated the potential of adapting the Scaffolding Reading Experience for the planning and implementation of movies practices in Science teaching. This adaptation made it possible to link theory with practice, encouraging dialogue and reflection on the possibilities and challenges of using movies in this context. And finally, an educational product was built that presents theoretical and practical aspects about the planning and implementation of practices in the school environment, using the adaptation of the Scaffolded Reading Experience for the use of movies. Therefore, this thesis demonstrated that the Scaffolded Reading Experience articulated with the use of movies is configured as an effective didactic-methodological structure for the planning and implementation of pedagogical practices, contributing to more significant and contextualized learning of scientific themes, through dialogue, motivation, interest, knowledge and reflection.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiências da Naturezapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectExperiência de leitura por andaimespor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectNatural Scienceseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectScaffolding reading experienceeng
dc.subjectInitial teacher trainingeng
dc.titleExperiência de leitura por andaimes articulada ao uso de filmes na formação de professores de ciênciaspor
dc.title.alternativeScaffolded reading experience articulated with the use of movies in science teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências é composto por um universo de significados, de conteúdos, de teorias, de aspectos sociais, os quais trazem desafios para a sua inserção no ambiente escolar. Neste contexto, o Cinema emerge como uma estratégia facilitadora, para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos da área do ensino de Ciências. Assim, a presente tese de doutorado tem por objetivo analisar as contribuições da Experiência de Leitura por Andaimes articulada ao uso de filmes, na formação inicial de professores de Ciências. Este estudo foi organizado em dois momentos: Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa sobre o processo formativo. Na Pesquisa Bibliográfica, realizou-se a análise da produção acadêmica sobre o Cinema no ensino de Ciências, com foco em teses e dissertações. Os resultados dessa investigação demonstraram que o número de pesquisas sobre o tema é relativamente pequeno quando comparado às pesquisas desenvolvidas no ensino de Ciências em geral. Além disso, a maioria se enquadrou na metodologia qualitativa, de natureza pura, com procedimento técnico diversificado. Na sequência, desenvolveu-se a Pesquisa sobre o processo formativo, na qual foi realizado um Curso de formação “O cinema como ferramenta de ensino na formação de professores”, para os integrantes do Programa Residência Pedagógica - preceptores e residentes - de uma Instituição de Ensino Superior. Os resultados indicaram o potencial da adaptação da Experiência de Leitura por Andaimes para o planejamento e a implementação de práticas com filmes no ensino de Ciências. Essa adaptação possibilitou a articulação da teoria com a prática, fomentando o diálogo e a reflexão sobre as possibilidades e os desafios do uso de filmes nesse contexto. E, por fim, foi construído um produto educacional que apresenta aspectos teóricos e práticos sobre o planejamento e implementação de práticas no ambiente escolar, utilizando a adaptação da Experiência de Leitura por Andaimes para o uso de filmes. Portanto, a presente tese demostrou que a Experiência de Leitura por Andaimes articulada ao uso de filmes configura-se como uma estrutura didático-metodológica efetiva para o planejamento e implementação de práticas pedagógicas, contribuindo para aprendizagem mais significativa e contextualizada de temáticas científicas, por meio do diálogo, motivação, interesse, conhecimento e reflexão.por
dc.contributor.advisor1Coutinho, Renato Xavier
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4542170364363130por
dc.contributor.referee1Amaral, Janine Bochi do
dc.contributor.referee2Duarte, Rosália Maria
dc.contributor.referee3Santos, Eliane Gonçalves dos
dc.contributor.referee4Ramos, Maria Rosângela Silveira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029263731164716por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International