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dc.contributor.advisorRichter, Eneida Izabel Schirmer
dc.creatorMinuzzo, Liziane Ungaretti
dc.date.accessioned2014-08-12T12:51:15Z
dc.date.available2014-08-12T12:51:15Z
dc.date.issued2011-10-22
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/331
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractEste estudio busca comprender los servicios educativos promovidos por archivos. Su objetivo es describir y analizar los Talleres de Educación Patrimonial del Archivo Público del Estado de Rio Grande del Sur (APERS) y sus implicaciones en la construcción de la ciudadanía, la identidad y la preservación de la memoria. Describe brevemente los servicios, la historia, el personal y los fondos documentales del APERS. Presenta los conceptos teóricos del patrimonio cultural, ciudadanía, identidad y memoria, así como los tipos de actividades educativas que pueden ser promovidas por archivos. Se describen tres casos de archivos brasileños que fomentan programas y servicios educativos. Culmina en el análisis de estos datos y su comparación con el marco teórico. Se concluye con sugerencias de mejora.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectArquivo Público do Estado do Rio Grande do Sulpor
dc.titleEducação patrimonial: um estudo de caso das oficinas do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeServicios educativos: Un estudio de caso de los talleres del arquivo público do estado do Rio Grande do Sules
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho faz um levantamento das atividades de Educação Patrimonial promovidas por arquivos. Objetiva descrever e analisar as Oficinas de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) e suas implicações na construção da cidadania, identidade e preservação da memória. Descreve brevemente os serviços, histórico, equipe e acervo do APERS. Apresenta referencial teórico sobre os conceitos de patrimônio cultural, cidadania, memória e identidade, bem como os tipos de atividades educativas que podem ser promovidas por arquivos. Aborda três casos de arquivos brasileiros que promovem programas e atividades de Educação Patrimonial. Culmina na análise destes dados e sua comparação com o referencial teórico. Conclui com apontamento dos pontos fortes e propõe ações de melhoria.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

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