A formação do gestor a distância e seus impactos na gestão escolar
Abstract
Diante das transformações ocorridas no âmbito educacional com os avanços das novas tecnologias de informação, a formação do professor associada à modalidade de Educação à Distância ganha crescente importância. Dentro dessa perspectiva, faz-se necessário refletir sobre a formação do gestor inserido neste contexto e seus reflexos na gestão escolar. Para tanto, esta pesquisa propõe-se a resgatar a trajetória da Educação à Distância, desde seu surgimento até o presente momento, bem como analisar as experiências vivenciadas por egressos do Curso de Especialização à Distância em Gestão Educacional da UFSM/UAB, a fim de avaliar o impacto deste processo em suas práticas sociais nos contextos de ensino em qu atuam. Trata-se de um estudo exploratório, de cunho qualitativo, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica. A partir dos relatos e das discussões propostas, pode-se identificar uma percepção positiva dos egressos em relação às experiências vivenciadas ao longo do Curso, na medida em que os educadores desenvolvem uma consciência crítica sobre o seu papel como gestor e sobre a gestão, com vistas à melhoria e mudanças significativas em suas práticas e na gestão escolar.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]