Alfabetização geográfica e as categorias de análise do espaço geográfico: uma proposta metodológica para os educandos do 6º ano do ensino fundamental
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Data
2024-10-15Primeiro membro da banca
Becker, Elsbeth Léia Spode
Segundo membro da banca
Spironello, Rosangela Lurdes
Terceiro membro da banca
Batista, Natália Lampert
Quarto membro da banca
Vieira, Valmir
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese parte da problemática relacionada a dificuldade de os educandos fazerem a leitura das categorias de análise do espaço geográfico, quais sejam: o lugar, a paisagem, o território e a região. Tendo em vista que a alfabetização geográfica se inicia no 6° ano dos anos finais do Ensino Fundamental como disciplina oficial do currículo compreendendo a educação para crianças e adolescentes com 11 e 12 anos de idade, é necessário considerar a complexidade de abstração destes conceitos e, portanto, o professor de geografia deve procurar ir além das aulas tradicionais. Nesse sentido, o objetivo geral da tese propõe uma metodologia para auxiliar na alfabetização geográfica a partir dessas categorias de análises do espaço geográfico, envolvendo os educandos do 6° ano do ensino fundamental do Colégio Betta, município de Foz do Iguaçu, PR. Para alcançar o objetivo geral definiram-se os objetivos específicos: (a) Identificar como os educandos do 6° ano estão assimilando as categorias de análise geográficas e verificar suas fragilidades; (b) Ministrar aulas ilustrando os conteúdos teóricos desenvolvendo atividades com imagens em diferentes épocas, com a observação das transformações ocorridas no espaço com o transcurso do tempo; (c) Examinar a percepção dos educandos através de desenhos por eles elaborados, tarefas e questionários à eles aplicados; (d) Avaliar os possíveis avanços obtidos na leitura e interpretação do espaço geográfico, por parte dos educandos, na assimilação das categorias de análise propostas. Na busca de alcançar os objetivos, a partir do método dedutivo e da abordagem sistêmica e adotou-se uma análise qualitativa. Realizou-se uma revisão bibliográfica e partiu-se para a tese de campo desenvolvida junto aos educandos do 6° ano do Colégio Betta. Após a análise do livro didático adotado pelo Colégio Betta, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora efetiva que ministra as aulas de geografia nesse Colégio. Na sequência, foram ministradas aulas aonde foram apresentadas as categorias de análise do espaço geográfico e desenvolvidas atividades com uso de imagens de satélites. Concluiu-se que o uso das imagens teve uma grande aceitação pelos educandos, forneceram várias informações e contribuíram com a alfabetização geográfica. Também se observou que o livro didático é insuficiente para que o tema das categorias de análise do espaço geográfico seja assimilado pelos educandos. Portanto, é necessário se considerar o uso de outras estratégias para na aprendizagem dos conceitos dessas categorias de análise.
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