Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorSales, Maria Auxiliadora Viana Lima
dc.date.accessioned2014-08-12T14:23:55Z
dc.date.available2014-08-12T14:23:55Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/336
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis present study aims to foster a discussion about Pedagogy Projects and the contribution that the Democratic Administration can provide to the practice of this position in Early Childhood Education. To the formulation of this work was initially performed a literature search, followed by a field research, where four teachers from two Childhood Education Institutions were interviewed. Two of these educators interviewed have performed some activities in the management group in a direct way, and the others in conducting classroom. The collected data showed that the majority of educators surveyed had no training on Pedagogical Projects, but also showed that they had little theoretical knowledge about this subject, although all of them have used the Education Project in their educational activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia de projetopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleContribuições da gestão democrática na inserção de projetos pedagógicos na educação infantilpor
dc.title.alternativeContributions of the democratic management for inclusion of projects in early childhood education teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo principal fomentar a discursão a cerca da temática Pedagogia de Projetos e a contribuição que a Gestão Democrática pode propiciar à prática dessa postura na Educação Infantil. Para a elaboração deste trabalho foi realizada inicialmente a pesquisa bibliográfica, seguida da pesquisa de campo, onde foram entrevistadas quatro educadoras em duas instituições escolares de Educação Infantil. Duas das educadoras entrevistadas realizavam atividades diretamente no grupo gestor e duas em regência de sala de aula. Na realização da análise dos dados levantados verificou-se que a maioria das educadoras entrevistadas não tinha nenhuma formação na área de projetos pedagógicos, como também revelaram possuir pouco conhecimento teórico sobre o assunto, embora todas utilizassem a Pedagogia de Projetos em sua ação educativa.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples