dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Silva, Iran Jorge da | |
dc.date.accessioned | 2014-08-13T12:16:05Z | |
dc.date.available | 2014-08-13T12:16:05Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/340 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work is characterized as a case study that examines the educational
environment in regard to music at a school in Canoas / RS, in the neighborhood
Mathias Velho, and its relation to the application of Law No. 11,769, which is about
the mandatory teaching of Music in schools. The case study focused on the largest
school district proposes, as part of educational administration, investigate conditions,
difficulties and successes of a training process that values music education and
recognizes its importance in the context of basic education. The questionnaires and
interviews had the intention of presenting a broader view on this issue, addressing
the difficulties of Management Education, especially the lack of qualified professional,
school and community support. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de música | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Lei n. 11.769 | por |
dc.subject | Educação musical | por |
dc.title | A gestão do ensino da música na educação básica: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Management music education in basic education: study case | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho se caracteriza como um estudo de caso que analisa o ambiente educacional no tocante a Música em uma escola de Canoas/RS, no bairro Mathias Velho, e a sua relação com aplicação da Lei nº 11.769, que trata sobre a obrigatoriedade do ensino da Música nas escolas. O estudo de caso, centrado na maior escola do bairro, propõe, no âmbito da gestão educacional, investigar as condições, dificuldades e êxitos de um processo formativo que valoriza a Educação Musical e reconhece a sua importância no contexto da Educação Básica. A aplicação de questionários e entrevistas tiveram o intuito de apresentar um panorama mais abrangente sobre essa problemática, abordando as dificuldades da Gestão Educacional, especialmente pela falta de profissional qualificado, e o apoio da comunidade escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |